Por Ricardo Antunes – Foi instalada nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, uma Frente Parlamentar que tem como objetivo lutar pela retomada do ramal Salgueiro-Suape da ferrovia Transnordestina. A composição do grupo é diversa, com deputados que vão do PT ao PL, passando pelo PSB e PV. O caráter multipartidário do grupo demonstra a importância do tema para o Estado.
No ano passado, o Governo Federal anunciou um novo traçado para o projeto, que pretende levar 30 milhões de toneladas de minério e grãos, e que exclui a rota até o Porto de Suape, em Pernambuco. A Frente Parlamentar acredita que a malha ferroviária deve incluir Pernambuco, já que o ramal Salgueiro-Suape é 200 km mais curto do que o ramal até o Porto de Pecém, no Ceará. O grupo ressalta a geração de emprego e renda, melhoria das condições logísticas e de mobilidade no Estado, além de discutir o impacto ambiental da construção.
O grupo deve realizar reuniões quinzenais e traçar uma agenda de trabalho após reunião com representantes dos governos Federal e Estadual e bancada de Pernambuco no Congresso Nacional. Representante do Sindicato dos Ferroviários pediu providências para revogar um aditivo de contrato que proíbe qualquer obra relacionada à Transnordestina em Pernambuco enquanto se constrói o ramal de Pecém, com previsão de prazo de sete anos.
BRONCA
A bronca do presidente Lula, para que seus ministros não anunciassem nada antes de conversar com a cúpula do governo, foi uma mensagem ao ministro Márcio França (PSB), responsável pela pasta de Portos e Aeroportos.

MARCHA-À-RÉ
França anunciou um programa de venda de passagens aéreas a R$ 200 para aposentados, servidores públicos e estudantes sem consultar a Casa Civil, e depois afirmou que ainda dependia da concordância do governo para implementá-lo.
LUNCH
Lula se reunirá com a cúpula da Marinha em Brasília nesta quarta-feira (15), em uma tentativa de melhorar a relação entre o governo e as Forças Armadas. A reunião faz parte de uma série de gestos que o presidente pretende fazer para distensionar a relação com os militares, que começou sob forte turbulência após os ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília em janeiro. O encontro reunirá o ministro da Defesa, José Múcio, e os almirantes, maior nível hierárquico da instituição.
ESPIONAGEM
O Congresso irá requisitar à Abin todos os contratos e documentos relacionados ao “FirstMile”, uma ferramenta usada para monitorar a localização de telefones celulares. Durante o Governo Bolsonaro, a agência utilizou o software sem protocolo de uso nem controle de acesso aos dados dos cidadãos.

EXTENSÃO
Vice -presidente do colegiado, Renan Calheiros quer acessar os documentos para entender a extensão do monitoramento e identificar os alvos, a fim de determinar se a ferramenta foi utilizada para perseguir desafetos do ex-presidente. Ele também dará prioridade à sabatina de Luíz Fernando Corrêa, indicado pelo governo Lula para a direção-geral da Abin.
NA MIRA
Noticiada no blog mais cedo, a “Operação Habeas Pater”, deflagrada pela PF para investigar a venda de sentenças para traficantes, teve como alvo o desembargador federal Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), e seu filho, o advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro.
SILÊNCIO
A operação cumpriu nove mandados de busca e apreensão e pode levar pai e filho a responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, com pena de até 12 anos de prisão. O gabinete de Cândido Ribeiro afirmou que a operação corre em sigilo e que o desembargador não tem nada a declarar.

EDUCAÇÃO
Proposta pela senadora Teresa Leitão (PT/PE), conseguiu aprovação do Senado para a criação de uma subcomissão para debater e avaliar a reforma do Ensino Médio, que tem sido criticada por educadores e entidades ligadas à educação.A subcomissão será temporária e terá duração de 180 dias, com cinco membros titulares e cinco suplentes, que ainda não foram definidos.
DÚVIDA
O acordo, entre Governo do Estado e União, para compartilhar a governança de Fernando de Noronha foi destaque na Reunião Plenária desta terça. Mas ainda pairam dúvidas de como será essa gestão compartilhada, por isso, o deputado Sileno Guedes, do PSB, protocolou um requerimento para que a administradora da ilha, Thallyta Figueirôa, apresente mais detalhes sobre o tema.
DUPLA
Caetano Veloso e Milton Nascimento – amigos que se reencontraram esta semana, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), na gravação da participação de Caetano no documentário sobre a vida e a música de Milton – estão na trilha sonora da nova novela das 18h da Globo, Amor perfeito, programada para estrear na segunda-feira, 20 de março.
PLAYLIST
Caetano figura na seleção musical com a gravação de “Un vestido y un amor”, balada sobressalente no repertório autoral do cantor e compositor argentino Fito Paez, tendo sido lançada por Fito no álbum El amor después del amor (1992) e revivida dois anos depois por Caetano no disco Fina estampa (1994), dedicado pelo artista baiano ao cancioneiro em língua hispânica de compositores de América Latina.
FOTO DO DIA










