BRASÍLIA — Capitaneados pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), partidos de centro lançam nesta segunda-feira uma campanha a favor da reforma tributária . O vídeo, que será divulgado nas redes sociais, tem como mote a rejeição à volta da CPMF e a crítica a empresários que têm se posicionado contra à proposta que tramita no Congresso.
Um dos destaques da propaganda é uma recente fala de Maia em que ele descarta a retomada do tributo sobre movimentações financeiras: “A única certeza que eu tenho é que não vamos retomar a CPMF na Câmara em hipótese nenhuma”.
A peça a que O Globo teve acesso enfatiza que, hoje, o pobre é mais tributado que o rico e que a reforma em discussão no Legislativo altera essa “característica nefasta da nossa sociedade”. “Quem ganha mais vai pagar mais. Justo, né?”, diz o narrador.
O vídeo também ressalta o otimismo de Maia em relação ao cronograma do avanço da proposta na Câmara.
“É importante que a gente possa ter, ainda no primeiro semestre, o novo sistema tributário. Um sistema tributário que caminhe para a redução da tributação sobre o consumo, que no Brasil é desproporcional e contra brasileiros mais simples.”
As mensagens têm destinatários: líderes dos setores de varejo, serviços, agronegócios e construção civil que se posicionaram contra a reforma.