Do G1 — Dois anos e meio após iniciar o segundo mandato à frente do governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) cumpriu totalmente seis das 30 promessas feitas durante a campanha eleitoral, em 2018, o que corresponde a 20% do total. Além disso, o governador do estado cumpriu parcialmente 11 promessas, o equivalente a 36,7%.
Faltando um ano e meio para concluir a sua segunda passagem como titular do Poder Executivo em Pernambuco, Paulo Câmara ainda não cumpriu 13 promessas, o que representa 43,3% de tudo o que foi prometido.
É o que aponta o levantamento exclusivo do G1, que monitora o que pode ser cobrado e medido do que foi prometido pelo governador do estado, tanto no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto em entrevistas e debates com a participação do político.
Das 30 promessas feitas por Câmara, dez são na área de segurança pública, das quais três foram cumpridas. Há, ainda, outras três com cumprimento parcial e quatro delas que não avançaram. A maioria das promessas nessa área é sobre a criação de batalhões específicos de polícia. O governo alegou que está sem poder investir mais recursos com isso.
A segunda área com mais promessas é educação, com seis. Duas delas ainda não foram iniciadas: ampliar para professores o programa Ganhe o Mundo, que oferece intercâmbio de estudo em países com os quais o governo tem convênio, e criar novos campi da Universidade de Pernambuco (UPE).
Em ambos os casos, os gastos devido à pandemia da Covid-19 e a falta de dinheiro são os entraves para as promessas não terem saído do papel, de acordo com o governo estadual.