O governo do estado anunciou, na terça-feira (8), mudanças no Executivo de Pernambuco. O ex-presidente do Porto do Recife Marconi Muzzio assume a Secretaria da Controladoria Geral do Estado. A presidência do Porto passa ser ocupada por José Lindoso de Albuquerque Filho, ex-secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do governo Bolsonaro (sem partido).
Marconi Muzzio substitui a ex-secretária da Controladoria Geral do Estado Érika Lacet, que segue como servidora da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Ele exercia o cargo de presidente do Porto do Recife desde 1º de fevereiro, depois de sair da gestão de Geraldo Julio (PSB) na prefeitura da capital pernambucana.
O novo secretário participou das gestões do antigo prefeito do Recife desde o primeiro ano, em 2013. Muzzio exerceu os cargos de Administração e de chefe de gabinete de Geraldo Julio.
O novo presidente do Porto do Recife, José Lindoso, assumiu o cargo de secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional em 2019, e foi nomeado pelo então ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Essa secretaria tem status de ministério na estrutura do governo federal.
Três meses depois, ele foi exonerado do cargo. José Lindoso também já foi diretor comercial da Caixa Econômica Federal e presidente da Ferrovias Bandeirantes (Ferroban).