Por Ricardo Antunes — Assim como os ex-ministros Gustavo Bebianno, General Santos Cruz, Sergio Moro e até Ricardo Salles, acabou a utilidade de Paulo Guedes para Bolsonaro. Em período político eleitoral iniciado de gastança e bondades com o dinheiro público, Paulo Guedes com a chave do cofre é um incômodo e dentro do governo seus inimigos só aumentam. Principalmente no entorno do presidente Bolsonaro e do Centrão.
O mais prudente é Paulo Guedes começar a procurar emprego nos classificados de jornais. Como não existe quase mais jornais impressos, o caminho é enviar o currículo para os sites mesmo ou por e-mail e também no LinkedIn.
É isso.
QUEM AVISA…
Aliados de Jair Bolsonaro aproveitaram a oportunidade de viajar com o presidente nos últimos dias, no tour em comemoração aos mil dias de governo, para “alertá-lo” sobre a candidatura de Sergio Moro.

…AMIGO É
Disseram a ele que colegas do Podemos estão sustentando no Congresso que a candidatura do ex-ministro dele é para valer, informa Lauro Jardim.
MAIOR ADVERSÁRIO
Mas o maior inimigo à reeleição do presidente Jair Bolsonaro é a grave crise econômica vivida pelo país, com a disparada da inflação e o agravamento da pobreza. Segundo a pesquisa da Genial Investimentos, 69% dos entrevistados acreditam que a situação econômica do país piorou.
CRISE
Em meio à crise hídrica, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje o edital de um leilão para a contratação de energia reserva. A sessão foi agendada para o dia 25 de outubro.

REFORÇO
De acordo com a Aneel, será contratada a energia proveniente de usinas eólicas, solares e termelétricas movidas a óleo diesel, a óleo combustível, a biomassa e a gás natural. O fornecimento deverá ocorrer entre 1º de maio de 2022 e 31 de dezembro de 2025.
DRIBLE
Após participar da cerimônia de entrega do relatório da reforma tributária, que unifica impostos federais, Paulo Guedes driblou os jornalistas para evitar perguntas sobre suas offshores em paraísos fiscais.
RUÍDO
Segundo técnicos da pasta, o Ministro da Economia deve se manifestar uma única vez sobre o assunto e apresentar sua declaração de Imposto de Renda para acabar com as especulações. Entretanto, os mesmos auxiliares admitem que a demora do ministro em se explicar cria mais ruídos em um ambiente político já conturbado.

DE OLHO
Utilizando como base o artigo 142 da Constituição Federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem investigado a filiação de militares da ativa a partidos políticos, o que seria proibido.
PERSEGUIÇÃO?
Mas a apuração tem causado estranheza entre os quadros da FAB. Um deles é que só vieram à tona procedimentos envolvendo filiações a uma única sigla, o PT. Outra questão é o timing desta investigação. Algumas das filiações que passaram a ser questionadas estão ativas há mais de 15 anos, antes mesmo desses militares ingressarem na Força.
CONEXÃO
Mais uma linha de voos entre os Emirados Árabes e o Brasil deverá entrar em operação em breve. Em reunião com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o presidente da Emirates sinalizou que um novo trecho entre Dubai e o nordeste brasileiro — provavelmente, Recife — será disponibilizado.

EXPO 2022
Machado Neto também falou com os representantes da Emirates sobre a possibilidade da empresa operar voos internos no Brasil, e citou o potencial do país para o turismo.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Terça-Feira, 05/10/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.







