Da Redação do Blog — Em dados divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto de Pesquisas Especiais (Inpe), mostra que o acúmulo de alertas de desmatamento em 2022 chegou a 8.590 km², uma área equivalente a cidade de Campo Grande (MS). Apenas no mês de julho o alerta sobre desmatamento em áreas florestais foi de 1.486 km², a maior para a temporada.
A estatística leva em conta os meses de junho e julho, que é onde o ciclo de chuvas e secas incidem sobre o bioma. Entre agosto de 2019 e julho de 2020, foi a época de recorde na série histórica de alertas de desmatamentos, quando 9.216 km² foram notificados, superando a temporada anterior de 2020 no mesmo período, onde foram notificadas 8.780 km², o segundo pior em 5 anos.
Os alertas de desmatamento foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Inpe, que produz sinais diários das alterações na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares. O Deter, não são dados oficiais de desmatamento, mas sim um alerta onde o problema está ocorrendo.