Com informações da Folha de S. Paulo — O Ministério das Comunicações vai ter um novo chefe — e ele é de Pernambuco! Frederico de Siqueira Filho, atual presidente da Telebras e filho de Fred Siqueira, ex-presidente da antiga Telpe, foi o nome escolhido por Lula para assumir a pasta.
A decisão foi selada nesta quarta-feira (23), após uma reunião entre o presidente da República, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e o deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA). A expectativa é que o nome seja oficializado até esta quinta (24).
Siqueira Filho tem carreira técnica e sólida na área: fez sua trajetória profissional na Oi e comanda atualmente a Telebras, estatal ligada justamente ao Ministério das Comunicações. A escolha do pernambucano veio para acalmar os ânimos depois que Pedro Lucas recusou o ministério, causando um climão no Planalto e evidenciando a instabilidade na base aliada.
Com o ministério vago desde a saída de Juscelino Filho — denunciado por corrupção — a nomeação de Siqueira é vista como uma forma de dar um “respiro técnico” à pasta, já que ele não tem filiação partidária, mas conta com a confiança de Alcolumbre e do senador Efraim Filho (PB).
Teve, no entanto, o aval de Alcolumbre e do senador Efraim Filho (PB). Siqueira é casado com uma paraibana e será o quinto ministro de Pernambuco no Governo Lula.










