Do JC – Um dos maiores empresários de Pernambuco, Cornélio Brennand faleceu na madrugada desta quarta-feira (5), aos 96 anos. De acordo com a família, ele faleceu na Mata de São João da Várzea, no Recife, por causas naturais.
O empresário liderava o Grupo Cornélio Brennand, que tem 107 anos de história e é uma referência no país em diversos setores.
Fundado em 1917, com a Cerâmica São João, o Grupo atua na geração de energia através de fontes renováveis, vidros planos e cimento, além de participar do setor imobiliário.
Em 1946, surgiu s Porcelana São João, que posteriormente foi renomeada Porcelana Brennand. As atividades da Indústria de Azulejos S.A. tiveram início em 1954 e, quatro anos depois, o Grupo Cornélio Brennand ingressou no setor de embalagens e utilidades de vidro, com a Companhia Industrial de Vidros (CIV).
Desde então, o grupo cresceu no setor de cimento, de energia renovável e imobiliário. Em 2020, criou o Juntos pela Várzea, programa de apoio às famílias e pequenos empreendedores do bairro onde está a sede da empresa. Já em 2021, lançaram o projeto Territórios Regenerativos Mata da Várzea, para impulsionar o ecossistema empreendedor com impacto social positivo, desenvolvimento local e geração de renda na região.