Pernambuco recebeu, nesta quarta-feira (26), mais 241.750 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz contra a Covid-19. Esse novo lote de doses da AstraZeneca chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital. Depois disso, foi encaminhado à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI), no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da cidade.
Ainda nesta quarta-feira (26), é iniciada a distribuição dessas doses às 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres), para deixar as vacinas à disposição das secretarias de saúde dos municípios pernambucanos.
O governo do estado informou que essas vacinas serão utilizadas para continuar a imunização de pessoas com comorbidade e deficiência permanente, além de trabalhadores das forças de segurança e salvamento.
Com esse novo lote, que chegou ao Recife por volta das 7h45, o governo estadual anunciou que vai começar a vacinar trabalhadores de portos e aeroportos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a decisão de vacinar esses profissionais está baseada no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). O governo do estado não informou quando começa imunização desses trabalhadores.
A previsão da SES é que, com essa nova remessa de vacinas, sejam imunizados com a primeira dose da vacina 4.820 trabalhadores portuários e 2.970 profissionais aeroviários. Isso corresponde a 100% e 78% dessas categorias, respectivamente.