Mais 24.570 doses da vacina da Pfizer chegaram, na tarde desta quarta-feira (26), a Pernambuco. Segundo o governo, com esse novo lote será possível reforçar a imunização de grávidas e mulheres que estão no período de pós-parto, as puérperas.
Essa foi a segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 recebida pelo governo pernambucano, nesta quarta. De manhã, chegaram ao Recife 241.750 doses da Astrazeneca/Fiocruz. Com elas, serão imunizados trabalhadores de portos e aeroportos.
O novo lote de vacina da Pfizer chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes/Gilberto Freyre, na Zona Sul, às 15h20. Do terminal, as caixas seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização, na Zona Norte.
O estado informou que a distribuição para as 12 sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) começa na manhã de quinta-feira (27). Ainda segundo o governo, todos os municípios receberão as doses da Pfizer.
Com esse quarto lote, o estado recebeu, até agora, 115.830 doses da Pfizer. Esse imunizante exige um planejamento diferente de transporte e armazenamento.

Por meio de nota, a superintendente de Imunizações do estado, Ana Catarina de Melo, disse que o estado conta com estrutura de armazenamento desse imunizante em temperaturas entre – 25°C e – 15°C. As doses podem ficar desse jeito por até 14 dias.
Ainda segundo a gestora, o transporte para as Geres é feito em caminhões refrigerados e as vacinas são acondicionadas em caixas térmicas de isopor com nitrogênio líquido refrigerado.
Nas gerências, as doses são armazenadas em freezers, que mantêm a mesma temperatura em que as unidades estavam acondicionadas na sede do programa estadual.
Nas redes municipais, a vacina pode ficar armazenada entre 2º C e 8° C por um período de, no máximo, cinco dias, de acordo com o governo
Com a chegada desses novos lotes, nesta quarta, o estado totalizou 4.000.160 doses para a campanha contra a Covid-19. Desse total, 1.925.170 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz e 1.959.160 da Coronavac/Butantan, além das unidades da Pfizer.