Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Quem Somos
  • Quem é Ricardo Antunes
  • Apoie
  • Newsletter
  • Arquivo
  • Fale Conosco
  • Termos de Uso
Home Opinião

Pernambuco só elegeu senadores vinculados ao governador

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
13/07/2022 - 22:04
A A
CompartilharTweetarWhatsApp

Por Ricardo Antunes — Recente levantamento do Paraná Pesquisas sobre a sucessão estadual em Pernambuco deixou claro que a eleição para o Senado sofre influência direta da disputa para o Governo. O que já se pode deduzir analisando a história da política pernambucana desde que as eleições voltaram, nos anos 80. E podemos cravar: nunca um senador foi eleito sem uma vinculação com o governador.

A rigor, desde 1982, quando o povo voltou a poder eleger o chefe do Executivo Estadual após a Ditadura Militar, todos os governadores vitoriosos arrastaram consigo os candidatos ao Senado com quem tinham vinculação. A única “exceção” feita a essa regra seria a de 1994, quando Miguel Arraes se elegeu pela terceira vez ao Palácio das Princesas, e arrastou Roberto Freire para o Senado. Mas o senador mais votado daquela eleição foi Carlos Wilson, que não era colega de chapa de Arraes, mas havia sido seu vice-governador (1987-1990) e o sucedeu como governador entre 1990 e 1991. Era uma vinculação natural, que acabou prejudicando Armando Monteiro Filho, que era da chapa de Arraes e terminou em terceiro lugar.

Outro caso foi o pleito de 2006, em que Eduardo Campos se sagrou governador na eleição em segundo turno. No entanto, na primeira etapa do pleito, o então governador Mendonça Filho passou em primeiro lugar, e o ex-governador Jarbas Vasconcelos se elegeu senador. A virada só veio depois.

De resto, todos os governadores fizeram barba, cabelo e bigode nas eleições estaduais. A começar por 1982, com Roberto Magalhães se elegendo governador e Marco Maciel senador pela primeira vez. Quatro anos mais tarde, era a vez de Arraes “voltar ao Palácio do Campo das Princesas pela porta que saiu”, e arrastar os colegas de chapa Mansueto de Lavor e Antônio Farias. Aliás, muito da ideia do voto vinculado vem daquele pleito, onde a vitória de Roberto Magalhães era “pule de 10”, mas o ex-governador saiu das urnas derrotado.

Na eleição de 1990, uma das mais fervorosas de Pernambuco, Joaquim Francisco derrotou Jarbas Vasconcelos na disputa para o Governo do Estado, o que favoreceu Marco Maciel na reeleição ao Senado contra o ex-prefeito de Caruaru e hoje deputado estadual Zé Queiroz.

Jarbas voltaria a cena em 1998, sendo eleito governador e levando José Jorge ao Senado. Era a ascenção da União por Pernambuco, que quatro anos mais tarde se consagraria com a reeleição de Jarbas e as vitórias de Marco Maciel e Sérgio Guerra (“juntos pelo bem da nossa terra”) ao Senado. No jargão popular, “barba, cabelo e bigode”, tal como a reeleição de Eduardo Campos, em 2010, com Armando Monteiro e Humberto Costa levados à Casa Alta.

Apesar de eleitos juntos a Eduardo, os dois senadores romperam com o PSB em 2014, quando Armando se lançou para o Governo de Pernambuco. Os socialistas, porém, riram por último, vencendo aquela disputa com Paulo Câmara, e ainda com a virada de Fernando Bezerra Coelho sobre João Paulo, praticamente na véspera da eleição.

Por fim, em 2018, o criticado Paulo Câmara foi reeleito em primeiro turno, o que contribuiu muito para as vitórias dos atuais senadores Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos, outrora adversários do PSB.

Por tudo que foi acima explicitado, não dá para vislumbrar senadores e governadores eleitos por palanques distintos. No entanto, André de Paula (PSD), senador da chapa de Marília Arraes (Solidariedade), esteve por muitos anos no palanque da Frente Popular, e não seria espantoso ele e Danilo Cabral (PSB) eleitos. Da mesma forma que Marília passou anos no PT, partido que vive às turras com o PSB, mas que agora está, pelo menos até o próximo pleito municipal, no mesmo palanque. Essa vinculação Marília-PT poderia beneficiar Teresa Leitão. Outros nomes já passaram boas chuvas na Frente Popular, como Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil) e Anderson Ferreira (PL), todos postulantes ao Governo, bem como Armando Monteiro Neto (PSDB), cotado para o Senado. A exceção é Priscila Krause (Cidadania), cotada como senadora de Raquel.

A propaganda eleitoral serve para tentar desembaralhar a cabeça do eleitor, mas nem sempre os marqueteiros conseguem eliminar as vinculações naturais. A disputa de 1994 é um exemplo disso, e é a aposta de Marília na sua relação com o ex-presidente Lula (PT), que formalmente incorpora o palanque de Danilo. O voto no impeachment e a relação tumultuada entre PT e PSB nos últimos anos (ora adversários, ora aliados) são trunfos que ela deve explorar para manter seu nome ligado ao do líder mor do PT. Se vai ter êxito, só as urnas dirão.

 

FALTOU

Chamou a atenção a ausência da primeira-dama no encontro de Bolsonaro com 5 mil mulheres evangélicas da Assembleia de Deus no MA. A agenda era vista como simbólica em razão do baixo desempenho do presidente no eleitorado feminino.

Michelle Bolsonaro durante evento no Palácio do Planalto

CONSTRANGIMENTO

Mas o distanciamento de Michelle Bolsonaro não é novidade. Um assessor do Planalto relatou que, durante reuniões do núcleo de campanha, há um silêncio constrangedor toda vez que um aliado pergunta sobre o papel de Michelle na estratégia eleitoral.

 

CONTRIBUIÇÃO

Em reunião de sua Executiva na semana passada, o PSDB decidiu fazer uma contribuição financeira “simbólica” à campanha presidencial da senadora Simone Tebet (MDB). O partido destinará “até” 2,5% de seu fundo eleitoral para o esforço de eleger a emedebista, ou cerca de R$ 8 milhões no máximo.

 

BOICOTE

Por outro lado, caciques do MDB lançaram uma ofensiva para rifar a candidatura de Simone Tebet. Um grupo formado por ex-governadores se reunirá com Lula na próxima segunda para acertar os palanques estaduais em que estarão juntos.

Caciques do MDB não querem candidatura de Simone Tebet (MDB)

APOIOS

Entre os apoios, está o senador Eduardo Braga, no Amazonas, e Renan Calheiros, em Alagoas. Também foi acertado que PT e MDB estarão juntos no Maranhão, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pará, Piauí, Pernambuco e Paraíba.

 

PÁREO DURO

Luiz Henrique Mandetta, que chegou a ter 76% de aprovação quando foi ministro da Saúde, teve seu nome lembrado para a disputar a presidência, mas decidiu ficar em Mato Grosso do Sul, para disputar cadeira no Senado. Uma eleição muito dura contra a ministra Tereza Cristina.

 

VIOLÊNCIA

PSDB, PT e PSB querem suspender porte de armas nas eleições após assassinato de petista. Requerimento para que proposta seja analisada com urgência já conta com 136 deputados signatários.

 

MARCHA-À-RÉ

Antes resistente, PSOL agora aceita Marina como vice de Haddad para o governo de SP. Pesquisas qualitativas feitas pela pré-campanha de Haddad ajudaram na mudança de posição, por terem constatado que Marina amplia o apelo de Haddad junto à classe média de centro, evangélicos e ambientalistas.

Antes resistente, PSOL agora considera Marina como vice de Haddad para o governo

SUPERLUA

Uma noite para olhar para alto. Nesta quarta (13), a “Superlua dos Cervos” iluminou o céu em todo o Brasil. Em Olinda, no Grande Recife, telescópios facilitaram a observação do fenômeno, considerado o “maior do ano”.

 

DOS CERVOS

Essa “superlua” tem esse nome por causa da época do ano em que crescem as galhadas dos cervos, segundo uma tradição indígena do Canadá.

 

FOTO DO DIA:

“Superlua” foi observada nesta quarta (13), em Olinda
Tags: Ricardo Antunes
Compartilhar30Tweet19Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

Avião da Gol aborta decolagem e assusta passageiros

Por Ricardo Antunes — O voo da Gol de número G31413, com saída do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes e destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, teve sua...

Leia MaisDetails

“Foi um freio nas tentativas de calar a imprensa”, diz advogado de Ricardo Antunes

Advogados falam sobre absolvição de jornalista

Da Redação do Blog – “Foi um freio nesta enxurrada de tentativas de calar a imprensa”, comemorou o criminalista Frederico Vilaça, um dos advogados do jornalista investigativo Ricardo...

Leia MaisDetails

Jornalista Ricardo Antunes ganha mais uma na Justiça, desta vez contra a “Máfia das Creches”

Juiz Fernando Azevedo julgou improcedente pedido de Jaciara Melo

Da Redação do Blog – O jornalista investigativo Ricardo Antunes obteve mais uma vitória judicial: foi absolvido nesta terça-feira (19) pelo juiz Carlos Fernando Carneiro Valença Filho, da...

Leia MaisDetails

Dono da LP Saúde, Rodrigo Tavares é denunciado por crimes contra paciente de sua clínica

Rodrigo Tavares (esq.), Mariana Paes e a vítima Amanda Oliveira (dir.)

Da Redação do Blog – Réu no atentado ao jornalista Ricardo Antunes, como mandante, o empresário Rodrigo Tavares Ramos, de 36 anos, foi denunciado nesta sexta-feira (11) pelo...

Leia MaisDetails

Programas de Cardinot e Sérgio Dionísio (TV Nova) repercutem atentado contra Ricardo Antunes

Jornalista Cardinot e Sérgio Dionísio

Da Redação do Blog – A denúncia do Ministério Público de Pernambuco contra o mandante e o executor do atentado contra o jornalista Ricardo Antunes foi notícia nos...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

Apito-amigo do Fla contra o Galo é invencível e uma vergonha

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Brasília Carnaval Coronavírus corrupção Covid-19 DEM Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Fake News Fernando de Noronha Futebol Internacional Investigação Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lava Jato Luciano Bivar Marília Arraes MDB Olinda operação Paulo Câmara PL polícia cívil Polícia Federal PSB PSDB PT Raquel Lyra Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Senado Sergio Moro STF São Paulo União Brasil Vacina Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?