Da Redação do Blog — Em julho, Pernambuco registrou um aumento de 26,6% em 2023 com relação ao mesmo período de 2022 em crimes violentos, totalizando 309 mortes. A média diária foi de dez mortes violentas por dia. A Região Metropolitana do Recife teve um aumento de 45,9% nos crimes contra a vida, com 143 mortes em julho.
No acumulado dos sete primeiros meses do ano, Pernambuco somou 2.101 mortes. O mês foi marcado por crimes violentos ocorrendo em plena luz do dia.
Em julho, Pernambuco registrou oito casos de feminicídio, três a mais do que no mesmo período do ano anterior. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, a polícia já somou 38 casos de feminicídio.
O governo de Pernambuco lançou o programa “Juntos pela Segurança” para reduzir a violência, incluindo abertura de concursos para as polícias, entrega de novas viaturas e iluminação pública nos territórios que concentram 90% dos crimes patrimoniais.
O programa inclui também uma escuta popular e oficinas para profissionais das forças de segurança, do sistema prisional, representantes dos municípios, especialistas, academia e sociedade civil. O governo estadual afirmou que R$ 1 bilhão já está garantido para os investimentos no combate à violência. O plano final será anunciado até o final de setembro.









