Por Ricardo Antunes — A pesquisa de opinião sobre as intenções de voto para presidente da República, publicada agora há pouco pelo Jornal Nacional, mantém o mesmo cenário do levantamento divulgado no dia 15 de agosto. A consulta ao eleitorado teve o objetivo de medir o impacto das sabatinas com os presidenciáveis, realizadas pela TV Globo na semana passada.
De acordo com o Ipec, Lula segue com 44% e Bolsonaro com 32% no primeiro turno. Os dois têm exatamente o mesmo índice de 15 de agosto, quando foi divulgada a pesquisa anterior do Ipec, o que indica cenário estável na disputa.
Em seguida estão Ciro Gomes (7%), Simone Tebet (3%) e Felipe d’Avila (1%). Levantamento foi realizado entre 26 e 28 de agosto e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou menos.
Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01979/2022.
TUDO IGUAL?
Somente o Ipec e o Datafolha insistem que não houve qualquer crescimento de Bolsonaro. É um erro, volto a afirmar. Amanhã teremos a da CNT/MDA e quarta teremos a do PoderData do jornalista Fernando Rodrigues. Em ambas teremos mudanças. Anotem, por favor.

MARCHA-À-RÉ
Um dia após o debate presidencial promovido por um pool de veículos de imprensa (Band, TV Cultura, Folha e UOL), Gleisi Hoffmann afirmou que a participação de Lula em novos eventos desse tipo será avaliada caso a caso.
NA MIRA
Com ele e Jair Bolsonaro como principais alvos de ataques na noite de ontem, o ex-presidente petista saiu-se mal no debate — o que é reconhecido até por aliados.
ATAQUE
Candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, apagou uma publicação em que colocava em dúvida o preparo físico e mental do petista para enfrentar os aliados de Jair Bolsonaro. Pegou mal.
DESTEMIDA
A candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, afirmou há pouco em entrevista coletiva que “não tem medo de fake news”, após ter sido alvo de críticas de apoiadores de Jair Bolsonaro nas redes sociais por causa do debate de ontem.

TRAÍRA
Tebet foi chamada de “traidora”, “mentirosa” e “oportunista” por apoiadores do presidente da República, após ela ter vinculado Bolsonaro a um suposto esquema de venda de vacinas Covaxin no debate da Band de ontem.
MEIO AMBIENTE
O surgimento de vestígios de óleo em 11 municípios pernambucanos fez com que uma reunião fosse convocada para esta segunda-feira (29), no Recife. Do encontro, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), saiu a decisão de intensificar o monitoramento do litoral. A origem dos fragmentos surgidos no litoral em agosto ainda é investigada.
FOTO DO DIA:








