Por Douglas Rodrigues do Poder360
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciaram um acordo que permitirá a devolução de duas empresas distribuidoras de gás concedidas à estatal brasileira: a Conecta S.A. e a Distribuidora de Gas de Montevideo.
Segundo comunicado (íntegra) feito ao mercado nessa 3ª feira (16.jul.2019), o objetivo é dar uma solução definitiva sobre disputas decorrentes das concessões das duas empresas. As concessões das distribuidoras de gás no Uruguai foram feitas em 1994 (Distribuidora de Gás de Montevideo S.A.) e em 1999 (Conecta S.A.).
Ficaram definidos entre as partes envolvidas 3 tópicos:
- serão tomadas as medidas administrativas necessárias para o encerramento das concessões em vigor até 30 de setembro de 2019;
- ambas as partes adotarão as providências necessárias para pôr fim aos litígios pendentes (pendências pertinentes a 1 processo);
- o Estado Uruguaio assumirá as operações de ambas as concessões, dando continuidade aos serviços.
De acordo com a Petrobras, será formado 1 grupo de trabalho com representantes das partes envolvidas para finalizar o acordo.
O plano de se desfazer de ativos é uma das metas de Castello Branco. O novo presidente da Petrobras busca de focar as atividades da empresa em exploração e produção de petróleo.







