De O Globo – A Polícia Federal (PF) apreendeu na noite desta quinta-feira cerca de R$ 1,8 milhão em espécie, encontrado dentro de veículos estacionados em um centro empresarial na Barra da Tijuca. Os agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 188ª Zona Eleitoral da Justiça Eleitoral, de Irajá.
Durante a operação, os policiais encontraram o dinheiro distribuído em caixas de papelão no interior de dois veículos de uso exclusivo de empresários alvos da operação, que estavam estacionados no local. Um dos investigados é suspeito de praticar corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro.
Com a nova apreensão, a terceira realizada nesta semana, a Polícia Federal no Rio de Janeiro contabiliza, até aqui, o montante de R$ 3,9 milhões em espécie apreendidos em ações de combate à prática de corrupção eleitoral neste ano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/z/E/CByfUUSCm47ItkprUtAw/pf-apreende.jpeg)
Na última terça-feira, agentes fizeram uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de cooptar pessoas para alistamento eleitoral ou para mudança de domicílio eleitoral do bairro de Santa Cruz para o município de Itaguaí, região metropolitana da capital.
“A investigação, iniciada por requisição do Ministério Público Eleitoral, revelou que um candidato postulante ao cargo de vereador e seus cabos eleitorais forneciam comprovantes de residência falsos para os possíveis eleitores, prometendo vantagem econômica em troca de votos, para que estes se alistassem ou alterassem seu domicílio eleitoral para a cidade de Itaguaí”, informou a polícia.