Do G1 — A Polícia Federal em São Paulo deflagrou na manhã desta terça-feira (20) uma operação para apurar um esquema criminoso na saúde pública da Prefeitura de Embu das Artes, na Grande São Paulo.
São cumpridos cinco mandados de prisão, além de 38 mandados de busca e apreensão. Um dos alvos é a Secretaria de Saúde do município. Até as 8h, quatro pessoas tinham sido presas.
A investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros encontrou indícios de direcionamento na contratação da Organização Social (OS) Associação Metropolitana de Gestão (AMG), responsável pela administração das principais unidades de saúde da cidade, além de desvio de recursos públicos. A OS atua na cidade desde março de 2019.
Em nota, a Prefeitura de Embu das Artes informa que “está colaborando com as investigações que estão sendo feitas sobre a empresa AMG que presta serviço em nosso município. A prefeitura ainda não tem informações sobre o processo em curso, mas como sempre está a disposição das autoridades”. O G1 tentou falar com a Associação Metropolitana de Gestão (AMG), mas não conseguiu.
Os mandados foram expedidos pelo desembargador federal Paulo Fontes, do Tribunal Regional Federal da 3º Região.
O prefeito de Embu das Artes é Ney Santos (Republicanos), que foi reeleito em 2020. Ney teve alguns problemas com a Justiça durante seu primeiro mandato.







