Da Redação do Blog — A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (25), a Operação La Catedral, que mira uma organização criminosa formada por detentos e policiais penais dentro do Presídio de Igarassu, em Pernambuco. Até o momento, nove pessoas foram presas, incluindo o ex-diretor da unidade, Charles Belarmino, e o ex-chefe de segurança.
A investigação começou após a identificação de um preso que comandava diversas atividades ilícitas com a ajuda de agentes penitenciários. O esquema envolvia corrupção, tráfico de drogas e até acessos indevidos a sistemas internos para favorecer detentos.
Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão, além de afastamentos de função e sequestro de bens dos investigados. As ações ocorrem em várias cidades de Pernambuco e até em Campo Grande (MS).
Charles Belarmino já havia sido citado em investigações anteriores sobre extorsões feitas por presos via telefone, como revelou o blog Ricardo Antunes em dezembro de 2024. Agora, ele volta a ser alvo das autoridades.
Os envolvidos podem responder por crimes como tráfico de drogas, corrupção e participação em organização criminosa. A PF segue com as diligências para aprofundar o caso.
Matéria relacionada:
Confira a lista com todos os mandados de prisão expedidos pela Justiça