Do G1 – Uma operação da Polícia Federal (PF) para desarticular uma quadrilha suspeita de fraudar concursos públicos foi deflagrada, nesta quinta-feira (2), em três estados do Nordeste: Pernambuco, Alagoas e Paraíba (veja vídeo acima). Entre as cidades pernambucanas onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão, estão Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, na Região Metropolitana; e Araripina, no Sertão.
Duas pessoas foram presas preventivamente pela PF na Operação Última Fase, sendo uma no Recife e outra no município de Patos, na Paraíba. Os nomes e as idades dos presos, assim como informações sobre como era a participação deles no esquema criminoso, não foram divulgados até a última atualização desta reportagem.
De acordo com a PF, os policiais foram às ruas para cumprir:
12 mandados de busca e apreensão, sendo dois no Recife, dois em Olinda, dois em Jaboatão dos Guararapes, um em João Pessoa, um em Paulista, um em Araripina, um em Maceió, um em MarechaL Deodoro (AL) e um em Patos (PB);
Três mandados de prisão preventiva, sendo dois no Recife e um em Patos;
Diversas medidas cautelares, incluindo afastamento de cargos públicos e sequestro de bens.
As investigações apontaram fraudes no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024, conhecido como o Enem dos Concursos, e em seleções das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Segundo apurou a TV Globo, ao menos 16 pessoas comprovadamente fraudaram concursos realizados em 2024. A operação conta com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Gestão e Inovação.
De acordo com a PF, os investigados foram excluídos dos processos seletivos, afastados dos cargos públicos já ocupados e poderão responder pelos crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.



![Banco Regional de Brasília (BRB) [Imagem ilustrativa]](https://ricardoantunes.net/wp-content/uploads/2025/11/a8d87d7a8dag78agsdad-360x180.jpg)




