De O Antagonista – A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação que mira uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. Agentes foram às ruas para cumprir dez mandados de prisão, sendo cinco temporárias e cinco preventivas. Também são executados 35 mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados e em empresas usadas por eles para lavar dinheiro e movimentar valores oriundos do tráfico. Os mandados foram autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pela Justiça Federal em primeira instância.
No Superior Tribunal de Justiça, o inquérito pretende apurar a suposta prática de corrupção por um desembargador federal e seu filho, que é advogado. O STJ também autorizou medidas como a proibição de acesso dos investigados a determinados locais e o contato entre eles. As apurações realizadas até agora apontam que somente em criptomoeadas as empresas envolvidas no esquema teriam movimentado valores que superam os R$ 60 milhões.
Embora decorram de duas operações distintas, os mandados estão sendo cumpridos de forma simultânea e coordenada em várias cidades: Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, São Luís e municípios mineiros, segundo o Ministério Público Federal.