Por Ricardo Antunes — A uma semana da Black Friday, cresce a expectativa de varejistas para a data que promete descontos agressivos aos consumidores, mas, como sempre, a atenção deve ser redobrada. Segundo o T.Group, uma empresa de tecnologia que presta serviços a empresas como Magazine Luiza, O Boticário e Amaro, o Pix deve ser um dos grandes vilões no evento quando o assunto é fraudes. “É muito comum o consumidor ser direcionado a dados falsos de transferência, e a falta de lastro do Pix dificulta a solução do problema, informa Josette Goulart, na Veja.
Pela segurança do usuário, a recomendação é dar preferência ao cartão de crédito, pois os grandes bancos poder te proteger das fraudes”, diz Andrea Fernandes, CEO do T.Group. A companhia estima que cerca de 34 mil tentativas de fraude serão realizadas somente entre os dias 25 e 26 de novembro, um potencial aumento de 52% em relação à Black Friday de 2020.
Outro golpe muito comum é aquele que os especialistas chamam de “phishing”, quando sites falsos são desenvolvidos de forma muito similar aos das grandes empresas e que oferecem descontos que, na verdade, não existem. A Gol, por exemplo, veio a público informar que é falso um site que oferece passagens aéreas gratuitas em nome da companhia. “O consumidor deve sempre checar a URL dos sites e desconfiar de links de WhatsApp, e-mail, cupons e descontos muito atrativos. A dica é, ao ver uma promoção, entrar direto no site oficial daquela empresa e pesquisar pelo produto”, recomenda Fernandes. Em tempos de inflação, dólar alto e Bolsa Família que vai e vem, é sempre bom ficar atento nas dicas para evitar dores de cabeça no futuro.
VEXAME
As prévias do PSDB foram um fracasso, anunciado. O aplicativo, que já consumiu R$ 2 milhões de dinheiro público, deu problema e o pleito teve que ser adiado. Um vexame.

ANUNCIADO
O pior, é que o problema já tinha sido previsto. Relatório da empresa de segurança cibernética Kryptus avisou que era imprescindível ter um plano B para o dia das prévias e listava 12 falhas sérias do app, como a possibilidade de fraude no registro de eleitores.
SALDO
Com isso, o desgaste cairá sobre o presidente da sigla, Bruno Araújo (PE) e na dupla Eduardo Leite (RS) e Aécio Neves (MG), que lutavam pelo aplicativo, desenvolvido, veja só, numa Universidade do Rio Grande do Sul.
ELEIÇÕES
Falando em segurança eleitoral, partidos políticos ignoraram a abertura do código-fonte das urnas eletrônicas nas últimas três eleições, evento que marca a inspeção do sistema eleitoral pela sociedade.
EXCESSÃO
A única legenda que participou efetivamente da fiscalização do sistema foi o PT, mas só até 2002, quando Lula venceu as eleições presidenciais.

PREOCUPAÇÃO
Apesar de muito aplaudido, o discurso de Lula no Parlamento Europeu, preocupou alguns dirigentes da União Europeia.
ACORDO
Defensores do tratado de livre comércio entre Mercosul e o União Européia, ficaram com “o-pé-atrás”, após o ex-presidente falar em “aperfeiçoar o acordo”.
DECISÃO
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), se prepara para assumir suas pretensões eleitorais, como candidato no Rio de Janeiro.
AMBIÇÃO
Mesmo com uma relação conturbada com Jair Bolsonaro, o general pretende ter o apoio do presidente, para sua candidatura. Seja governador, ou senador.

CULTURA
Unindo literatura, música, dança, cinema e teatro, a Festa Literária de Serra Talhada (Flist) será realizada desta terça (23) à próxima sexta-feira (26), na Estação do Forró do município localizado no Sertão de Pernambuco, a cerca de 415 km do Recife.
EVENTO
A quarta edição contará com diversas palestras, conferências, lançamentos de livros, além de apresentações com artistas de reconhecimento local e nacional, como Jorge Filó, Vera Ferreira, Anildomá Willans de Souza, Ferreira Júnior e Adriano Marcena, Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajeú.