Por Ricardo Antunes — Mesmo após interferência de Valdemar Costa Neto (PL), o partido do presidente Jair Bolsonaro não conseguiu mudar o gestor da carteira de microcrédito do Banco do Nordeste. Para variar, o BNB renovou por três meses o contrato que tinha com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), organização que está na mira do presidente do PL.
Responsável por gerenciar os programas de microcrédito do BNB para áreas urbanas e rurais, o Inec tem sido atacado há meses por Valdemar Costa Neto. O motivo? A entidade possuía um contrato com uma ONG dirigida por petistas. A então presidente do Inec, Maria Cristina, é filiada ao PT.
“Desde que Valdemar começou a artilharia, tanto o BNB quanto o Inec mudaram de comando”, diz o jornalista Guilherme Amado. A mudança na instituição financeira ocorreu com o aval de Bolsonaro.
EQUIPE EM 2022
O presidente Jair Bolsonaro deve alterar cerca de 40% de seu ministério em abril, quando ao menos 10 de seus 23 ministros devem deixar o posto para as eleições de 2022.

O TRIO
Dos dez titulares que devem se desincompatibilizar em abril, apenas três devem se candidatar ao Executivo: Tarcísio Freitas (Infraestrutura) em São Paulo, Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) no Rio Grande do Sul e João Roma (Cidadania) na Bahia.
OPÇÃO
Existe uma expectativa de que João Roma poderia desistir do governo baiano e ir ao Senado, caso ACM Neto dê apoio ao presidente Bolsonaro no estado. Hoje, isso é improvável.
PLANO B
Algo parecido pode acontecer com o ex-ministro Sergio Moro, que deve concorrer ao Senado se não decolar nas pesquisas até fevereiro
APOSTA
Essa é a aposta do presidente do PDT, Carlos Lupi, que diz que a candidatura de Moro é como um “balão japonês”. “Balão japonês tem uma bucha grande, mas é pequeno. Sobe rápido e cai rapidinho”, diz Lupi.

PREVISÃO
Mas as expectativas também não são boas para Ciro. Banqueiros, gestores e empresários veem cada vez mais como pequena a possibilidade de existir uma terceira via para as próximas eleições presidenciais e apostam na polarização entre Lula e Bolsonaro.
ALIANÇA
A bancada federal do PSB definiu-se favoravelmente à formação de uma federação partidária com o PT em 2022.
DECISÃO
Um texto explicando a decisão será entregue ainda esta semana ao presidente do PSB, Carlos Siqueira. Pela lei, a federação terá que ser formalizada até abril.

PAP
Principal vitrine da gestão do prefeito Yves Ribeiro, o Programa Acelera Paulista reúne um conjunto de obras e ações estratégicas para o desenvolvimento do município.
ORÇAMENTO
Orçado até o momento em R$ 300 milhões, o PAP vai gerar oportunidades de emprego, benefícios e melhorar a qualidade de vida dos paulistenses.
FOTO DO DIA:
