Por Ricardo Antunes — O Banco do Nordeste (BNB) pode se transformar uma subsidiária da Caixa Econômica Federal. Pelo menos esse é o plano governo Bolsonaro, que tem tentado acomodar indicados do PL na instituição, mas não tem tido sucesso. Assim, o plano B seria passar o comando do banco para o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, aliado do Planalto, informa o colunista Guilherme Amado.
Caso o plano siga adiante, o governo enviará uma medida provisória ao Congresso Nacional com as mudanças, mas plano tem tudo para gerar uma série de controvérsias. Uma mudança desse tamanho no BNB certamente irá gerar reclamações de lideranças regionais, que têm apadrinhados na instituição.
Além disso, colocar o BNB sob o guarda-chuva da Caixa e não fazer o mesmo com o Banco da Amazônia, seu equivalente para a região Norte, levaria a críticas de politização do banco.
CHOCADOS
O novo ataque do presidente Jair Bolsonaro à vacinação infantil, em entrevista nesta quinta-feira (6), causou perplexidade em aliados do Centrão. Aliados temem que a nova declaração aumente a rejeição ao presidente – que já é muito alta. Cerca de 60% dos entrevistados no Datafolha.

NA FILA
Por outro lado, O PTB, partido de Roberto Jefferson, se prepara para se unir ao PL, PP e Republicanos, grupo de sustentação à campanha de Jair Bolsonaro.
NA MIRA
A legenda, hoje sob o comando de Graciela Nienov, quer participar da reunião do comitê de campanha prevista para a semana que vem, em Brasília. Além de atrair Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Guiga Peixoto (PSL-SP) e Carla Zambelli (PSL-SP) para os quadros do partido.
PRECAUÇÃO
Com receio de confrontos por conta das eleições no segundo semestre, o Exército resolveu antecipar para o início deste ano todos os 67 exercícios militares previstos ao longo do ano de 2022.
RECEIO
As ações normalmente são concentradas no último trimestre, mas neste ano vão acontecer até no máximo setembro. O medo de integrantes do Alto Comando do Exército é que possam ocorrer no país episódios semelhantes à invasão do Capitólio, nos Estados Unidos.

NO ESCURO
O Brasil vai ficar sem referências sobre os dados de desmatamento no Cerrado a partir de abril. Por falta de verba, o Inpe desmobilizou a equipe de pesquisadores focados no monitoramento do bioma, e os dados devem ser mantidos até abril.
DESCASO
Depois disso, o projeto vai ser descontinuado. O desmatamento no Cerrado aumentou 7,9% entre agosto de 2020 e julho de 2021, alcançando a marca de 8.531 km². A extensão corresponde a cinco vezes a cidade de São Paulo.
ALIANÇA
Aprovada por ampla maioria dos parlamentares do PSB, a Federação com o PT tem aumentado a pressão para que o presidente do partido, Carlos Siqueira, viabilize a aliança.

DO CONTRA
Lideranças estaduais do PSB, como o governador Renato Casagrande, do Espírito Santo, no entanto, têm bombardeado a aliança. Ele já afirmou que é contra a federação e que ela “acomoda o partido”.
FLERTES
Em pé de guerra com correligionários do PSB, o primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Clodoaldo Magalhães, não diz que vai sair do partido, mas tem se aproximado de outras siglas.
CONVITES
Recentemente, ele recebeu o convite da prefeita Raquel Lyra para ingressar no PSDB e de Anderson Ferreira para ir para o PL, mas, declarou que vota em Lula e talvez isso seja um empecilho para possivelmente entrar em uma dessas siglas.
FOTO DO DIA:











