Da Redação do Blog – A ANS autorizou um reajuste máximo de 6,91% nos planos de saúde individual e familiar, válido de maio de 2024 a abril de 2025. A medida afeta quase 8 milhões de beneficiários.
O reajuste de 6,91% autorizado pela ANS aplica-se apenas a planos de saúde individuais e familiares, não envolvendo planos coletivos empresariais ou por adesão. O aumento é válido de maio de 2024 a abril de 2025 e afeta cerca de 8 milhões de beneficiários, 15,6% do total no país.
O reajuste pode ser aplicado pelas operadoras no mês de aniversário do contrato, com cobrança retroativa para contratos com aniversário em maio e junho.

O aumento máximo de 6,91% autorizado pela ANS para planos de saúde individuais e familiares é o dobro da inflação medida (IPCA de 3,69% nos últimos 12 meses).
O reajuste leva em conta fatores como frequência de uso do plano e custos médicos, conforme metodologia baseada nas demonstrações contábeis das operadoras e em um índice de inflação.
Historicamente, o maior reajuste foi de 15,5% em 2022, após uma queda de 8,19% em 2021 devido à redução no uso de serviços por causa da pandemia. A ANS afirma que a oscilação refletiu a transferência de despesas médicas durante o isolamento social.









