Da Redação do Blog — Nesta terça-feira (28), às 19:00, será realizada uma reunião extraordinária entre os Conselheiros do Arquipélago de Fernando de Noronha, aberta ao público em geral. A pauta inclui discussões sobre as implicações do acordo de gestão compartilhada com a União, recentemente assinado, bem como a reforma da pista do Aeroporto, que foi parcialmente interditada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A expectativa é alta para a reunião e muitos moradores são esperados para comparecerem, já que a situação é considerada grave e muitos desejam estar presentes. A sessão noturna foi marcada em resposta a um pedido da população.
Há muito o que se discutir a respeito do acordo firmado entre Raquel Lyra e Lula, em como isso pode impactar a Ilha. Em relação ao Aeroporto, Conselheiros se reuniram com o Secretário de Infraestrutura de Pernambuco, e devem trazer uma devolutiva para o encontro.
Desde Outubro que aeronaves de grande porte estão proibidas de pousarem na Ilha, em virtude do mal estado da pista. Neste mês, a GOL informou que encerrou as atividades em Noronha. Os moradores estão preocupados, pois a proibição custa cerca de 200 turistas por dia para o Arquipélago, e bem se sabe que o turismo é o que rege a economia do local.