Por Andre Beltrão — Um dos 2.299 soldados da Polícia Militar incorporados em agosto último, chamados de laranjinhas pelo uso do boné de cor laranja, o PM Douglas Silvio Cezário tirou a própria vida nesta segunda-feira (17) com um tiro da arma de serviço, uma pistola Beretta, depois de não apresentar à corporação o atestado de afastamento por duas semanas fornecido por um psicólogo.
A morte ocorreu no apartamento que alugara, junto com outros dois colegas, o número 201 do condomínio Vila do Bosque, no bairro de Muribara, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Ele obteve o 54º lugar no curso de formação, tentou ser lotado em Caruaru, no Agreste, e acabou designado para o 20º Batalhão, em São Lourenço da Mata, informaram amigos.
Segundo eles, Douglas Silvio Cezário não vinha se alimentando corretamente há alguns dias e estava ausente do grupo de WhatsApp com outros policiais militares. Um dos amigos relatou que ele comunicara ao irmão, também soldado, que o trabalho na Polícia Militar não era o que esperava. A PM instaurou inquérito e realizou perícia no apartamento.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, registra oito suicídios na Policia Militar de Pernambuco nos dois últimos anos – quatro em 2023 e igualmente quatro em 2024, últimos dados disponíveis.
No país como um todo, somando-se policiais militares e civis, os suicídios registraram queda de 8% em 2024 (126) comparativamente a 2023 (137). A quantidade de suicídios, contudo, levou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública a questionar de que forma as condições de trabalho desses profissionais têm impactado seu bem-estar e saúde mental. “A saúde mental dos policiais precisa estar na centralidade das políticas de segurança pública”, propõe o Fórum.
Procure ajuda
Se você ou alguém que conhece está passando por momentos difíceis, procure ajuda. Ligue para o CVV (Centro de Valorização da Vida) no número 188 ou acesse o site cvv.org.br para conversar com um voluntário. O atendimento é gratuito e confidencial.



