EXCLUSIVO, por Thiago Cabral – Apesar da Polícia Militar de Pernambuco haver anunciado, em nota ao Blog, que pagaria em 29 de novembro último os atrasados à cooperativa que fornece os enfermeiros para seu hospital, eles denunciam que, desesperados, estão sem receber salários há três meses.
Segundo os enfermeiros, a Coophealth (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Saúde), contratada para o fornecimento dos enfermeiros ao Centro Médico Hospitalar (CMH), no bairro do Derby, como é oficialmente chamado o hospital da PMPE, ofereceu R$ 200 para pagamento das passagens de ônibus, a serem descontados de um salário que não estão recebendo. ‘É uma humilhação, é uma vergonha”, desabafou um deles ao Blog.
A inadimplência da PMPE com a Coophealth levou a gerência do CMH a decretar, no final de novembro, um plano de emergência contingencial, pela escassez de enfermeiros, conforme publicou o Blog com exclusividade.

O plano de emergência suspendeu, entre outros atendimentos, internamentos de urgência e novos internamentos na UTI, cirurgias eletivas, maternidade e pediatria, exames de endoscopia e de citologia ginecológica. Estava previsto também o fechamento da enfermaria do 4º andar.
“Estamos com a situação limítrofe”, relatou o chefe interino do CMH, tenente-coronel Gustavo Sampaio de Souza Leão, em ofício ao diretor de saúde da PMPE, coronel Jader Wanderley Barros e Silva Filho, médico ortopedista. Na nota ao Blog em que anuncia o pagamento dos atrasados à cooperativa, a PMPE garantiu que “todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir o pleno funcionamento” do CMH.
Inaugurado em 1941, o CMH atende os policiais militares e do Corpo de Bombeiros e seus familiares e chegou a ter uma demanda diária de 250 pacientes na emergência e cerca de mil pacientes no ambulatório. O atual efetivo da PMPE é de 16 mil policiais na ativa.
OUTRO LADO
Encaminhamos pedido de esclarecimentos à PMPE, mas não houve retorno até agora. O espaço está aberto a manifestação e esta reportagem pode ser atualizada a qualquer momento.