PODE UM ANO COMEÇAR SEM O CARNAVAL?
O cancelamento do Carnaval em diversas cidades do Brasil é uma realidade aguardada. Recife, por sinal, foi das últimas a anunciar o cancelamento, sem motivos para tanta demora. O Estado deixará de movimentar centenas de milhões de reais sem a festa. A questão é: se o ano só começa depois do Carnaval, 2022 existirá de fato? Filosoficamente falando, será difícil entender, mas não há clima evidentemente para as festas, quando estamos a volta com uma pandemia que leva centenas ou até milhares de pessoas por dia no País. No entanto, muita gente segue ignorando, sem tomar os devidos cuidados. Quantas mortes custam uma vitória sobre o egoísmo alheio?
SAUDADE VAI MATANDO A GENTE
Parafraseando a música, fevereiro chegou e a saudade vai matando a gente. Nos últimos dias, as rede sociais estão inundadas de TBT’s e lembranças do carnaval passado. Não sou psicólogo nem psiquiatra, mas arrisco a dizer que não é esta a melhor das formas para lidar com a impossibilidade de aglomeração…
CUSCUZ DE VOLTA
Vamos à política, que ganha muito com o retorno do podcast Cuscuz com Política, comandado pelos excelentes Elielson Lima, Felipe Salgado, Márcio Didier e Manoel Guimarães. Bastidores e análises bem fundamentadas marcam o programa, além de algumas boas tiradas. Pode ser ouvido pelo Spotify.

PSC PODE SER INVESTIDA PARA 2022
A ventilada indicação do deputado federal André Ferreira para a vice-liderança do Governo Bolsonaro é significativa. No momento em que Rodrigo Maia ameaça deixar o DEM e ingressar no PSL, o chefe do Executivo abre portas para se abrigar em outras siglas para disputar a reeleição em 2022. Maia e Bolsonaro não cabem na mesma legenda, e o PSC pode vir a calhar. O PTB de Roberto Jefferson é outro que corteja o presidente sem pestanejar.
PT VAI PROTESTAR CONTRA AUMENTO DAS PASSAGENS?
De volta à oposição, pelo menos até segunda ordem, o PT do Recife tem a oportunidade de fazer valer o posicionamento, frutos de eternas brigas com o PSB de João Campos. As passagens de ônibus subiram na Capital pernambucana. Será que teremos protesto como nos velhos tempos? O PCdoB, figurinha carimbada, há muito não mobiliza, pois integra as gestões do PSB no Recife e no estado, então restarão PT, PSOL e demais siglas para bater.

DIÁRIO CONFIRMA MAIS UM FURO DO BLOG
O furo é o orgasmo do jornalista. A gente respeita isso porque sabe o quanto se trabalha para isso. Depois de darmos a matéria o velho e bom DP deu a notícia. Faltou o crédito mas tudo bem. Como a Globo, no caso do racismo na marina, é sinal que o mais antigo jornal da América Latina também está lendo a gente.
EXPLICAÇÃO
Talvez a explicação para os elogios recentes de ACM Neto para Bolsonaro, alguns até contrariando a realidade, como de que Bolsonaro não é de Extrema-Direita, seja que seu afilhado político, o Dep. Federal João Roma Neto já tenha uma vaga na reforma ministerial que Bolsonaro ia realizar após a eleição no Congresso Nacional e agora ficou para depois do carnaval.
BOLSONARISMO EM AÇÃO
Depois de indicar a Dep. Bia Kicis a presidência da importante CCJ e a Dep. Carla Zambelli para a poderosa secretaria de Comunicação da Câmara, por uma questão de justiça é preciso arranjar um cargo pra o Dep. Hélio Lopes.
SUMIDO
Por falar no Dep. Hélio Lopes, sinto falta da presença dele nas aparições públicas de Bolsonaro. Seja por trás no ombro ou ao lado de Bolsonaro nas entrevistas, no café da manhã, comendo uma pizza, um cachorro quente, um hambúrguer, um pastel com caldo de cana no Brasil, em Nova Iorque ou na Europa, lá estava Hélio Lopes com Bolsonaro, sempre imóvel parecendo uma estátua.
Como todas as aparições de Bolsonaro são planejadas e ensaiadas como um evento ou espetáculo, deve ter uma razão para Hélio Lopes não fazer mais parte do elenco.

SALVE-SE QUEM PUDER
Apesar de registrar um número diário acima de 1.000 mortos nas 2 últimas semanas, parece que os governos municipais e estaduais estão desistindo de adotar medidas restritivas mais radicais de circulação e de algumas atividades econômicas enquanto a vacinação não atinge um bom de pessoas.
Dessa maneira a vida volta ao normal e o número de mortos pelo COVID-19 tende a aumentar. Parece que o Brasil está adotando a tese de imunização do rebanho. E como Bolsonaro falou: “vai morrer gente, e daí porra.” O problema é quando morre um ente querido nosso.
FOTO DO DIA

Série do Blog com os fantasmas da bancada pernambucana está deixando muita gente sem sono.
Coluna de Ricardo Antunes, Sexta-Feira 05/02/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







