EXCLUSIVO, por Luiz Roberto Marinho – O Avante, que perdeu por apenas 14 votos as eleições para a Prefeitura de Catende, na Zona da Mata, vai recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que revogou a divulgação do IP (endereço na Internet) e do endereço residencial de 714 transferências de domicílios eleitorais para o município ocorridas este ano.
A divulgação tinha sido autorizada pelo juiz da 43ª Zona Eleitoral de Catende, Paulo Ricardo Cassaro dos Santos, atendendo petição do Avante e rejeitando petição, em sentido contrário, da Federação PSDB/Cidadania, que reelegeu a prefeita Dona Graça (PSDB), nome político de Gracina Maria da Silva, 65 anos. O vice-presidente do TRE, Fernando Siqueira, revogou a decisão da 43ª Zona Eleitoral de Catende, acatando a petição do PSDB/Cidadania. O caso, agora, subirá ao TSE, em Brasília.
O Avante, cujo candidato, Dr.Caio, perdeu a eleição por 14 votos, deu início à batalha jurídica argumentando haver possíveis irregularidades em 714 transferências realizadas em 2024, de um total de 1.190, porque se concentraram em 22 das 129 datas possíveis para mudança do domicílio eleitoral. Outra suspeita do partido é de que 63% delas se originaram de cidade próxima, Palmares, a 22 quilômetros de Catende.
O partido desconfia de que ao menos 76 transferências ocorreram para um mesmo endereço residencial, configurando irregularidade. Supõe que a reeleição de Dona Graça esteja por trás de boa parte das transferências, apesar da pequena diferença com que foi reconduzida.
Como noticiou o Blog com exclusividade, reforça os receios do Avante a divulgação, nas redes sociais, de vídeo e áudio de um eleitor da prefeita, Artur Barreto, funcionário terceirizado do cartório eleitoral, nos quais se vangloria de haver transferido para Catende, “em silêncio”, 300 domicílios eleitorais.
O partido também desconfia da insistência da Federação PSDB/Cidadania em manter em sigilo o IP e os endereços residenciais das transferências. Justifica um dos seus dirigentes que “quem não deve, não teme”.
Exatos 22.007 eleitores, em uma população de 32 mil pessoas, foram às urnas em Catende no dia 6 de outubro último. A abstenção foi de 17,5%. Houve 227 votos em branco e 606 nulos.
A plantação de cana de açúcar é a principal atividade econômica do município, conhecido por ter tido a maior usina de açúcar da América Latina, a Usina Catende, que faliu em 1995, encerrou as atividades definitivamente em 2012 e até hoje, quase 30 anos depois, ainda não pagou integralmente as indenizações trabalhistas, num dos processos de falência mais longos do país.
OUTRO LADO
Não conseguimos ouvir a prefeita reeleita Dona Graça. O espaço continua aberto a manifestações e a reportagem pode ser atualizada a qualquer momento.









