Com informações da assessoria de imprensa – A Polícia Federal em Pernambuco faz um balanço de drogas no estado de Pernambuco no ano de 2021 e aponta para um aumento significativo e recorde de apreensões de drogas com relação ao ano passado. Ações constantes da Policia Federal no aeroporto, rodovias e sertão pernambucano e em parceria com os demais órgãos de segurança pública, tem contribuído para a erradicação e apreensão de quantidades enormes de drogas durante todo o ano.
No Aeroporto Internacional dos Guararapes são constantes as fiscalizações, evitando que drogas cheguem ao estado ou que sejam enviadas para o exterior. No sertão pernambucano o ciclo produtivo da maconha é acompanhado de perto pelo serviço de inteligência da Polícia Federal, e ao se aproximar do período da colheita, novas ações são realizadas, coibindo assim a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas).
O tráfico de drogas na região acaba atraindo e aliciando os moradores da região e criando outras ocorrências criminosas como assaltos, furtos, homicídios, acertos de contas, guerra entre quadrilhas para domínio de território para venda de drogas, dentre outros crimes. Sem contar que o dinheiro do tráfico é reinvestido para compra de armas, corrupção de agentes públicos, tráfico de pessoas, contrabando de mercadorias e explosivos. Todas essas ocorrências giram em torno desta atividade ilícita. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência.

As constantes operações policiais de erradicação de maconha na região não têm dado tempo aos traficantes locais para produzirem a droga em seu pleno desenvolvimento. Isso tem aumentado a importação de drogas vindas do Paraguai e de outros países vizinhos, já que o sertão de Pernambuco deixou de ser o principal fornecedor da droga.
DADOS ESTATÍSTICOS:
ANO 2020
– 2.619Kg (duas toneladas e seiscentos e dezenove quilos) de maconha.
– 1.152Kg (uma tonelada e cento e cinquenta e dois quilos) de cocaína.
– 1.468.000 (um milhão quatrocentos e sessenta e oito mil pés) de maconha erradicados – equivalente a 500 toneladas da droga.
ANO 2021
– 10.100Kg (doze toneladas e cem quilos) de maconha – (número cinco vezes maior do que ano passado)
– 2.200Kg (duas toneladas e duzentos quilos) de cocaína – (número duas vezes maior do que ano passado)
– 1.500.000 (um milhão quinhentos mil pés) de maconha erradicados – (equivalente a 500 toneladas da droga)