“Ricardo, você não tem medo de morrer?” A pergunta eu já ouvia desde quando fiz Pós Graduação em Jornalismo Político na UnB (Universidade de Brasília) na década de 90.
Obviamente, em toda profissão você não está imune a riscos. Eles existem, mas não é por isso que você vai renunciar àquilo que você escolheu como projeto de vida. No meu caso, contar histórias.
Nesta quinta-feira, um relatório da organização Repórter sem Fronteiras (RSF), revela que apurações envolvendo política, corrupção e crime organizado em cidades pequenas e médias no Brasil, México, Colômbia e Honduras estão na origem dos 139 casos de assassinatos de comunicadores, entre 2011 e 2020.
Metade dos jornalistas já havia registrado ter recebido ameaças por conta de seu trabalho.
Quando estudava, eu sonhava em ser jornalista investigativo ou correspondente de guerra. Sobre isso, aliás existe uma história genial.
Assis Chateaubriand, que já estava construindo seu império, não admitia que o Brasil não tivesse um repórter fazendo a cobertura da Segunda Guerra Mundial.
Mandou chamar na redação, o jovem jornalista Joel Silveira e sapecou a ordem que teria que ser regiamente cumprida. “Seu Joel, seu Joel”, gritava ele sob o olhar atônito do repórter.
E completou: “Seu Silveira, me faça um favor de ordem pessoal. Vá para a guerra, mas não morra. Repórter não é para morrer, é para mandar notícias”
Aos 27 anos, Joel Silveira foi para a guerra acompanhar os “pracinhas” da FEB na Itália, e não morreu.
LEALDADE
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que vai mudar do PSD para o PP para manter o apoio a Jair Bolsonaro. Declaração do ministro veio após o presidente do PSD, Gilberto Kassab, encontrar o ex-presidente Lula (PT) e sinalizar que a legenda deve lançar um candidato próprio em 2022, o que agradou os petistas.

GADO?
A última pesquisa Datafolha aponta o ex-presidente Lula (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (sem partido), empatados tanto no primeiro quanto no segundo turno entre o eleitorado evangélico, é um peteleco bem dado em quem insiste em ver rebanho no lugar de gente.
EMPATADOS
O levantamento mostra que, na primeira rodada da eleição, 35% dos evangélicos escolheriam colocar o petista de volta no Palácio no Planalto, e 34%, deixar Bolsonaro continuar lá por mais quatro anos. Num eventual segundo turno entre os dois, segundo a pesquisa, cada um recebe 45% das intenções de voto.
OTIMISMO
O fato de João Doria ter aparecido entre os últimos colocados na pesquisa Datafolha – sobre intenções de voto no primeiro turno de 2022 – não desanimou sua equipe. O olhar de auxiliares do governador de São Paulo se voltou para o segundo turno, onde Doria desponta com 40% das intenções de voto, contra 39% de Bolsonaro. Na avaliação de sua equipe, isso sinaliza um crescimento do tucano.
MILAGRE
O piloto de um avião que colidiu com outro em pleno voo, próximo a Denver, nos EUA, solicitou um pouso de emergência por falha no motor, sem perceber que sua aeronave estava quase partida ao meio, segundo áudio do controle de tráfego aéreo. Milagrosamente, os dois aviões pousaram e ninguém ficou ferido, disseram as autoridades.

DESCONFIANÇA
A cúpula do Congresso deu um recado a Jair Bolsonaro: ele não vai escolher o próximo ministro do STF sozinho. Os parlamentares estão pressionando o presidente contra a indicação de André Mendonça, visto como “não confiável”. Eles afirmam que a AGU poderia até mesmo ser barrada na CCJ do Senado.
PREJUDICADO
A briga de Renan com Bolsonaro enfraquece a escolha de Humberto Martins para o STF. A escolha de Martins, dada como certa até poucas semanas atrás por aliados do presidente, passou a perder força devido à sua relação de longa data com o conterrâneo, Renan Calheiros.
DESCONECTADO
Depois de Diogo Mainardi, Pedro Andrade também deixou o Manhattan Connection. A informação foi confirmada ao blog por Lucas Mendes, âncora e criador do programa, que desde janeiro é exibido pela TV Cultura. Embora a saída dele tenha sido anunciada como um ato de solidariedade a Mainardi, Andrade ainda participou da edição da semana passada, no dia 5.
CONFLITO
As Forças Armadas israelenses anunciaram na noite desta quinta-feira o início de um ataque por terra à Faixa de Gaza, em meio aos ataques aéreos contra o grupo islâmico Hamas e seus aliados, no território palestino de 2 milhões de habitantes. Antes da operação terrestre, 109 palestinos morreram, incluindo 28 crianças, em mais de 600 bombardeios israelenses, enquanto 6 israelenses, entre eles uma criança, e uma cidadã indiana, morreram vítimas dos foguetes.

MAIS UMA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (13) os testes da vacina contra Covid-19 Covaxin (BBV152) em voluntários no Brasil. De acordo com a Anvisa, a solicitação do estudo foi feita pela empresa Precisa Farmacêutica, que é parceira da fabricante da vacina, a empresa de biotecnologia indiana Bharat Biothec.
EFICÁCIA
A Covaxin apresentou eficácia geral de 78% nos casos sintomáticos e de 100% em casos graves, segundo dados divulgados pela Bharat Biotech e pelo Conselho de Pesquisa Médica da Índia (ICMR).
MEDIDAS
O secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou que vai reunir os prefeitos do Agreste, nesta sexta (14), para analisar os dados da região e discutir medidas para conter o avanço da pandemia da Covid-19. Número de casos de Covid no Agreste aumentou 44,5% em 15 dias.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Quinta-Feira 13/05/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







