G1 – Seis estações de BRT e uma linha foram temporariamente desativadas por causa da pandemia do novo coronavírus a partir desta quarta-feira (15). Segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes, houve uma queda de até 80% na quantidade diária de passageiros em algumas estações.
No começo de abril, o consórcio já havia anunciado a redução de 47% na frota de ônibus nas ruas devido à pandemia. Aos finais de semana, os BRTs são substituídos por ônibus comuns e as estações ficam fechadas também como medida preventiva.
No corredor Leste/Oeste, ficam desativadas as estações Barreiras, na Caxangá, Engenho Poeta, na altura da Várzea, Forte do Arraial, no Cordeiro, e Zumbi, no bairro de mesmo nome, todas localizadas na Avenida Caxangá.
Segundo o Grande Recife, a queda no número de usuários nestes espaços foi, em média, de 75%. Só a Forte do Arraial teve uma redução de 80% na quantidade diária de passageiros.
Já no corredor Norte/Sul, está suspensa a operação das Estações Cruz de Rebouças, em Igarassu, e Miguel Arraes, em Paulista. No caso destas duas, a desativação ocorre em caráter de teste. Isso porque a linha 1946 – TI Igarassu (PCR) será incorporada à linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) também em dias úteis.
Durante a pandemia, as linhas circulam com janelas abertas e ganham reforço para absorver a demanda das outras.
Alternativas para embarque e desembarque:
Corredor Norte/Sul
- EBRT Cruz de Rebouças e Miguel Arraes: a opção para o passageiro é se dirigir à parada convencional mais próxima e embarcar na linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) que deve atender a demanda da linha 1946 – TI Igarassu (PCR);
Corredor Leste/Oeste
- EBRT Barreiras: podem embarcar nas estações Areinha e Padre Cícero;
- EBRT Engenho Poeta: as opções são as estações Capibaribe e Riacho do Cavouco;
- EBRT Forte do Arraial: as estações mais próximas são Parque do Cordeiro e Getúlio Vargas;
- EBRT Zumbi: é possível seguir para as estações Getúlio Vargas e Abolição.
- Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.