Por Ricardo Antunes — Uma recente lista da Forbes revelou os bilionários mais ricos do mundo em 2023 e apontou que quase metade deles está perdendo dinheiro, especialmente aqueles ligados ao setor da tecnologia.
Figuras proeminentes como Elon Musk (Twitter, SpaceX e Tesla), Jeff Bezos (Amazon), Bill Gates (Microsoft), Steve Ballmer (Microsoft), Larry Page (Google), Sergey Brin (Google) e Mark Zuckerberg (Meta) viram suas fortunas diminuírem. Apenas Larry Ellison, cofundador da Oracle, registrou ganhos no período, alcançando uma fortuna de US$ 107 bilhões.
Os especialistas atribuem essa queda no patrimônio dos bilionários da tecnologia a três fatores principais: a pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia e o aumento das taxas de juros. Esses elementos afetaram o crescimento das empresas de tecnologia, levando à redução dos investimentos e à diminuição da receita proveniente da publicidade online.
O mau desempenho das empresas do setor também foi influenciado pela competição, como o impacto do TikTok na Meta (antiga Facebook). A situação revela que, apesar de sua influência, as grandes empresas de tecnologia também enfrentam dificuldades econômicas.
APOIO
Falando em taxa de juros, montadoras têm se juntado ao presidente Lula nas críticas à política monetária do Banco Central, argumentando que é necessário reduzir a Selic para impulsionar a recuperação econômica. O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, por exemplo, afirmou que a manutenção dos juros elevados resultará em mais paralisações de fábricas e impactará negativamente a produção de veículos.

ESTAGNAÇÃO
A falta de financiamento acessível é apontada como uma das causas do mercado automotivo estagnado. As exportações de veículos brasileiros no quadrimestre ficaram 4,3% abaixo do mesmo período do ano passado.
INVESTIGAÇÃO
A Polícia do Senado abriu uma apuração nesta sexta-feira (12/5) por ataques hackers a contas de WhatsApp de senadores. Há suspeita de invasão aos celulares de pelo menos seis senadores.
MEDIDA
Em uma mensagem aos gabinetes, a Polícia Legislativa relatou “diversas tentativas de golpes” aos celulares dos parlamentares. “Aparentemente, cibercriminosos estão conseguindo fazer na operadora de celular a transferência da linha telefônica do chip da vítima para um outro chip”, afirmou o órgão, que pediu que os senadores ativem a confirmação em duas etapas para aumentar a segurança virtual.

NOVELA
Quando se trata de nos surpreender com notícias que vêm de Brasília, temos certeza de que sempre esperamos algo que nos deixe de boca aberta. A decisão de Alexandre de Moraes de ‘libertar’ Anderson Torres surpreendeu até os demais ministros do Supremo.
ESPERADO
Já a decisão de Moraes de abrir investigação contra diretores do Google e Telegram, eram uma “bola cantada”. A própria PGR tinha feito o pedido para abertura de investigação, com respaldo do presidente da Câmara Arthur Lira, que criticou as campanhas das empresas contra o Projeto de Lei das Fake News.
ESCÂNDALO
A empresa Talentos Promecc Produção de Eventos foi anunciada hoje como a vencedora da licitação para montagem do São João de Caruaru. Porém, o blog já havia adiantado o resultado há 48 horas, em mensagem cifrada no twitter. Não foi “bola de cristal” da equipe de jornalismo, apenas a comprovação de que a licitação foi direcionada. Mais uma irregularidade no controverso São João do Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

EDUCAÇÃO
Comissão de Educação vai discutir violência nas escolas, que vem gerando maior preocupação após episódios ocorridos em Santa Catarina, Goiás e São Paulo, vai ser abordado num debate em parceria com a Unale, a União Nacional dos Legislativos Estaduais. O encontro vai ser realizado no dia 15 de junho, com a participação de parlamentares e pesquisadores do tema.
CULTURA
Outro debate da Comissão será sobre a situação do Cine São Luiz, fechado para obras desde julho de 2022, e que envolve segmentos importantes do meio cultural. A Audiência Pública foi proposta pela deputada Dani Portela, do PSOL, e, após aprovação pelo Colegiado, ficou agendada para o dia 12 de junho.
FOTO DO DIA










