Por Ricardo Antunes — Cocalzinho de Goiás (GO) é uma cidade pequena, com pouco mais de 18 mil habitantes, a 115 km de Brasília. O município costuma apresentar baixos índices de homicídio. Agora, porém, enfrenta dias de medo. O motivo é Lázaro Barbosa, de 32 anos, conhecido como “serial killer do DF”, acusado de matar uma família inteira na semana passada.
O cerco policial para capturá-lo já dura nove dias e as buscas se concentram na região, onde ele foi visto pela última vez. A Polícia Militar usa helicópteros, cães farejadores e conta com auxílio da Polícia Federal para capturá-lo. Segundo agentes que acompanham as buscas, Lázaro conhece bem a área, onde mora sua família, e tem facilidade para se esconder na mata. A polícia confirmou que o homem também é investigado pela morte de um caseiro em Girassol, no dia 5 de junho, quatro dias antes do assassinato de uma família em Ceilândia.
“A gente não consegue nem dormir”, diz Paulo de Souza Monteiro, de 58 anos, que trabalha em uma propriedade rural no distrito de Girassol, pertencente a Cocalzinho. O chacareiro afirmou que sua mulher está grávida e ele tem receio de que algo de ruim possa acontecer. “Penso mais nela.”
Amanda Tavares, de 24 anos, dona de um salão de beleza na área urbana da cidade, afirmou que o cerco a Lázaro mudou drasticamente a rotina dos moradores. “O medo de ele aparecer na casa da gente só aumenta a cada dia que passa”, afirmou. “A chácara que ele entrou ontem (terça-feira) e fez três reféns sempre foi tranquila. Sempre passamos feriados lá e nunca imaginamos que tamanha barbaridade poderia acontecer tão perto da gente”, disse a moradora.
Na terça-feira, 15, Lázaro fez uma pessoa refém em Edilândia (GO), na mesma região de Cocalzinho, e trocou tiros com policiais. Um agente foi atingido, mas ficou bem após socorro médico. Uma força-tarefa com cerca de 200 policiais foi montada e tem usado o distrito de Girassol, área rural de Cocalzinho, como base. O grupo deve ser reforçado, ainda, por 20 agentes da Força Nacional de Segurança.
Lázaro é acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia no último dia 9 de junho. Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidas, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.
O foragido também é apontado como responsável pelo sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade. O corpo dela foi encontrado no dia 12 à beira de um córrego, próximo da casa onde a família morava.
Lázaro também é investigado pela morte de um caseiro em Girassol, no dia 5 de junho, quatro dias antes do assassinato da família.
Nascido na cidade baiana de Barra do Mendes, a 530 quilômetros de Salvador, Lázaro já respondeu, na cidade natal, a um processo por homicídio quando tinha 20 anos. Em 2011, já em Ceilândia, ele foi condenado por estupro e roubo com emprego de arma. Ele chegou a ser preso em 2018, em Águas Lindas de Goiás, mas fugiu do encarceramento poucos meses depois.

A NOVA
Jair Bolsonaro voltou a atacar o uso obrigatório de máscara, durante sua live semanal no Facebook. O presidente disse hoje que exigir o uso da proteção contra a Covid dentro de veículos fechados pode causar acidentes, pois reduziria a oxigenação do cérebro por conta da inalação de gás carbônico. A afirmação do capitão reformado não tem comprovação científica.
MARCHA-À-RÉ
Na mesma live, o presidente afirmou que mudou de opinião sobre o BNDES. “Não foi caixa-preta, na verdade. Está aberto. Eu também pensava que existia caixa-preta, mas está disponível, no site do BNDES, todos os empréstimos feitos para outros países.”
TRIBUNAL IDEOLÓGICO
O Ministério da Educação prepara a criação de uma comissão permanente para revisão ideológica do ENEM, diz a Folha. A iniciativa é contraindicada pela área técnica da pasta. O documento fala em não permitir “questões subjetivas” e pede atenção a “valores morais”.
COLLOR
O senador Fernando Collor vai deixar o PROS para se filiar ao PTB. O ex-presidente vai assumir o comando do partido no estado de Alagoas. O convite foi feito por Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, que destituiu Antônio Albuquerque do cargo.

MOTIVO
A decisão foi tomada depois que o filho dele, Nivaldo Albuquerque, que é líder da sigla na Câmara, indicou o deputado Eduardo Costa (PTB-PA) para a Comissão Especial da Câmara que aprovou o cultivo medicinal de maconha. Costa votou a favor do texto. A postura irritou Jefferson.
SÓ O QUE FALTAVA
O senador Roberto Rocha virou meme no Maranhão ao defender, nesta semana, um projeto para construção de uma réplica da torre Eiffel em São Luís. O parlamentar disse em uma live que a capital maranhense deveria abrigar o monumento por ser a única cidade brasileira fundada por franceses. “Obrigado governador por nos livrar dessa torre”, ironizou um internauta.
DE MALAS PRONTAS
O governador do Maranhão, Flávio Dino anunciou nesta quinta (17) nas redes sociais que está saindo do PC do B, partido ao qual foi filiado por 15 anos. O político disse a O Antagonista que a “tendência mais forte”, até aqui, é ele se filiar ao PSB, com quem já vem conversando há alguns meses.
CENTRO-ESQUERDA
Carlos Siqueira, presidente do PSB explicou porque não foi chamado para participar do almoço de ontem da turma do “centro” em Brasília. “Não fomos chamados porque foi uma reunião de centro e centro-direita. Não somos isso. Somos de centro-esquerda”, afirmou.
PALESTRA
Secretários municipais do Ipojuca assistiram à palestra do professor do Departamento de Meio Ambiente da Universidade do Qatar, Bruno Welter, sobre as novas tecnologias e projetos para a área marinha. A divulgação, realizada pela empresa Blue Reef, contou com a presença da comitiva de representantes da cidade catarinense de Balneário de Piçarras, que possui características marinhas semelhantes às de Ipojuca e com representantes do Trade Turístico de Porto de Galinhas.

RECONSTITUIÇÃO AMBIENTAL
“O conceito de reconstituição ambiental significa um sistema de continuidade e manutenção entre a exploração e a preservação”, observou o professor Bruno Welter. Porto de Galinhas que é um balneário reconhecido pela riqueza natural e um dos pontos turísticos mais visitados no Brasil, tem no turismo o carro-chefe da geração de emprego e renda. “O interesse na preservação do meio ambiente tem que ser de todos enquanto cidadãos.
INAUGURAÇÃO
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, desembarca nesta sexta-feira (18) em Pernambuco para uma série de visitas técnicas. Uma delas, no sábado (19), será para a inauguração da restauração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no Recife. Machado Neto vem acompanhado do também pernambucano João Roma, ministro da Cidadania.
COMITIVA
A comitiva do governo federal contará, ainda, com a presença do secretário especial de Cultura, Mario Frias; do presidente da Embratur, Carlos Brito; do diretor de marketing, Silvio Nascimento e da presidente do Iphan, Larissa Peixoto.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Quarta-Feira 16/06/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.