Por Ricardo Antunes — O advogado de Roberto Jefferson, Luiz Carlos da Cunha, confirmou à Veja que o cacique do PTB não vai mais atacar ministros do STF, principalmente Alexandre de Moraes, a quem o político se referia como “Xandão”. Em prisão domiciliar, Jefferson não tem conseguido sustentar sua “guerra” contra os ministros da Corte e tem percebido que os ataques reiterados foram uma “batalha perdida”.
Por isso, o defensor diz que, da parte de Roberto Jefferson e do partido “não haverá mais nenhum ataque ou verbalização contundente de críticas em relação ao Supremo e aos seus ministros”. Perguntado especificamente sobre o uso do infame apelido de Alexandre de Moraes, o advogado também respondeu que ele será apostando. “O Roberto vai se abster de usar termos jocosos contra ministros e não vai mais opinar sobre os trabalhos do STF. Pra ele, isso é página virada”, respondeu Cunha.
Resta saber se o movimento é apenas um recuo estratégico, ou uma bandeira branca ao Tribunal.
GIRO 180º
Para encontrar o presidente russo, Vladimir Putin, o Jair Bolsonaro precisou fazer concessões que deixaram seus eleitores desorientados.

MUDANÇA
Primeiro, o presidente brasileiro chegou de máscara ao país; cumpriu isolamento; evitou críticas a aliados russos como a Venezuela; e de quebra, prestou homenagem a um soldado soviético. Quem te viu, quem te vê…
TIRO
Ao tentar fustigar o presidente Jair Bolsonaro, Sérgio Moro cometeu mais um deslize na sua atrapalhada pré-campanha. O ex-juiz insinuou que a PF não tem atuado tanto para combater a corrupção no país como antes e que “ninguém mais é preso” no país.
PELA CULATRA
As declarações irritaram a corporação, que acusou o pré-candidato de “mentir” e o desafiou a apontar qual crime a PF estaria se omitindo a investigar. Pegou mal.

ORELHA EM PÉ
Lira e o centrão voltam seus olhos para os movimentos de Gilberto Kassab. O cacique do PSD — que espera eleger a maior bancada de deputados nesta eleição, acaba de filiar o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos.
INDEPENDÊNCIA
De olho na reeleição em 2023, e sabendo da tentativa de Lula de se aproximar de Marcelo Ramos, Lira deu uma entrevista ao Valor tentando mostrar a independência com críticas ao ministro Paulo Guedes e a pauta de costumes do Planalto. Vai colar?
SEIS…
O médico Hélio Angotti Neto deixou o comando da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SGTIE) do Ministério da Saúde para assumir o cargo que era ocupado pela médica Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”.

…POR MEIA DÚZIA
Declaradamente olavista, Angotti Neto foi o responsável pela nota técnica, publicada pela pasta em janeiro, que colocou a cloroquina como eficaz contra a covid-19, e a vacina não.
TERRA
Em meio ao escândalo pelo assassinato de Jonatas Oliveira, filho de um líder rural na Mata Sul de Pernambuco, o governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (16), um decreto que destina R$ 2 milhões para a criação do Programa Estadual de Prevenção de Conflitos Agrários e Coletivos (PPCAC), no âmbito da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
APOIO
O programa vai concentrar a política pública de apoio às pessoas ameaçadas por sua atuação na defesa de minorias e em causas como os conflitos rurais em todo o Estado. Atualmente, 45 lideranças rurais e suas famílias estão sendo acompanhadas pela SJDH. Com o PPCAC, a capacidade de atendimento será multiplicada em cinco vezes.
FOTO DO DIA:
