Por Ricardo Antunes – O escritório da presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, aliada do prefeito João Campos (PSB), que fez campanha para ela nas eleições da entidade, foi contratado pela Administração do Porto do Recife por cinco anos, ao custo de R$ 14,5 mil mensais, totalizando R$ 870 mil, fora eventuais extras, sem necessidade de licitação. A informação é do Blog Cenário e foi confirmada pelo nosso site.
Zanella é especializada em Direito Marítimo, e sua contratação, divulgada na edição do Diário Oficial desta terça-feira (27), se deve, em parte, à proximidade da renovação da concessão do Porto do Recife com o governo federal, processo que exige negociações junto à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Seu escritório, no entanto, possui apenas um ano e sete meses de fundação, conforme dados do Serasa Experian. A contratação ocorreu por meio de dispensa de licitação.
No mercado local, esse tipo de contratação costuma ocorrer de forma específica e pontual, voltada apenas ao serviço de renovação da concessão ou à emissão de um parecer técnico, e não por um longo prazo de cinco anos. “Foi um exagero”, comentou uma fonte. Não se sabe se a governadora Raquel Lyra teve conhecimento ou autorizou a contratação do escritório.
Segundo apuramos, o contrato de longo prazo também faria parte de um acerto político para quitar uma “dívida” com a presidente da OAB-PE.

Além de João Campos, que esteve no auditório da OAB-PE mais de uma vez durante a campanha eleitoral para prestar apoio explícito a Zanella, outro apoiador de primeira linha à presidência da entidade foi o deputado Eduardo da Fonte, candidato a uma das duas vagas ao Senado na chapa do próprio prefeito ou da governadora.
Fontes revelam que, na última eleição da Ordem, os dois teriam fechado, nos bastidores, um acordo segundo o qual, caso eleita, Zanella tornaria o pai do deputado, Maurício da Fonte, conselheiro federal da OAB. Aliado de Zanella, Bruno Batista, ex-presidente da OAB-PE, foi eleito para a vaga, mas renunciou ao mandato posteriormente, permitindo que Maurício da Fonte assumisse o posto.
O presidente do Porto do Recife, Paulo Nery, funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, é de extrema confiança do deputado e é considerado um técnico competente. Nessa condição, foi secretário de Turismo e Lazer quando Daniel Coelho se candidatou à Prefeitura do Recife e, posteriormente, foi transferido para o comando do porto.
O OUTRO LADO
Tentamos contato com o Porto do Recife e com a OAB-PE, mas, até o momento, não obtivemos retorno. A matéria poderá ser atualizada.











