Da Redação do Blog – Em reunião virtual com o governador Paulo Câmara (PSB) e gestores e gestoras municipais do litoral pernambucano nesta quarta-feira (06), a prefeita reeleita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB), pediu agilidade na assinatura do Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas (ZATAN).
“É importante esse zoneamento para preservar o nosso meio ambiente, nosso litoral. O ZATAN tem o objetivo de equilibrar a prática das atividades náuticas com a proteção das áreas de preservação, delimitando pontos específicos para os banhistas, locais de embarque/desembarque dos equipamentos náuticos e áreas de navegação e pesca”, afirmou.
A prefeita também reforçou a importância de testes de COVID-19, cartilhas educativas e pediu união para conseguir a vacina.
“Assim como todos os prefeitos de região litorânea, quero unir esforços para melhorar a situação atual. Nosso interesse é um só: a vacina. Mas sabemos que enquanto não chegar temos que, realmente, planejar estratégias rápidas e evitar um colapso de casos”, afirmou Isabel Hacker.
A prefeita também destacou a importância dos métodos de prevenção contra a COVID-19.
“Estou aqui representando o povo de Rio Formoso que também fica nesse aguardo da vacina, e enquanto não chega precisamos manter o distanciamento social, reforçar que as pessoas usem a máscara e fazer os testes de covid-19. Temos um município que tem uma economia baseada principalmente das praias, no turismo, e no momento de pandemia isso abalou muito a economia, principalmente a saúde mental das pessoas que estão desempregadas”, disse Isabel Hacker.
Participaram da reunião os secretários estaduais Alexandre Rabelo (Planejamento e Gestão), André Longo (Saúde), Humberto Freire (executivo de Defesa Social), Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha e o presidente da Amupe, José Patriota. Estiveram representados no encontro os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Barreiros, Ipojuca, Rio Formoso, Recife, Sirinhaém, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Igarassu, Paulista, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Itamaracá e Olinda.
“O mês de janeiro é de férias, as pessoas vão curtir o nosso litoral. É muito importante que aproveitem as férias, mas de maneira apropriada, dentro das devidas adequações deste momento difícil pelo qual passa o mundo. Foi uma reunião muito proveitosa e espero que nas próximas semanas a gente tenha um acompanhamento mais firme, evitando qualquer tipo de aglomeração nas praias pernambucanas”, pontuou o governador Paulo Câmara.