Da Redação do Blog – Previsto para ser uma festa, acabou em vaias e reação grosseira do prefeito reeleito de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, Vinícius Labanca (PSB), na sexta-feira (25), a recepção que agendou para recepcionar os recém nomeados professores da rede municipal.
Viralizou nas redes sociais o vídeo no qual o prefeito incentiva as vaias dos professores antigos, insatisfeitos com a carga horária que enfrentam e defensores de um acordo com a prefeitura. “Essa vaia entra no meu coração com a certeza que eu estou fazendo a coisa certa”, reagiu. “Mostrei, desde o primeiro dia de governo, que eu não ia fazer acordo com sindicato e não faço”, enfatizou, descendo do palco e caminhando sob vaias entre os professores.
Informa o JC haver relatos dos professores sobre supostas irregularidades na jornada de trabalho na rede municipal, com descumprimento de normas do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação do governo. Uma das queixas é a exigência de 40 horas presenciais, com carga horária integral em sala de aula e sem a aplicação do regime de hora-aula como critério de medição.
Há também denúncias sobre acúmulo de turmas e sobrecarga pedagógica, com professores responsáveis por mais de uma série por turno, o que, de acordo com os relatos, impacta o planejamento e a qualidade do ensino oferecido aos estudantes, relata o JC.
Veja o vídeo: