Com informações da Assessoria de Imprensa – O presidente executivo da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), Yuri Schmitke, assume neste mês a vice-presidência para a América Latina (LATAM) do Global Waste to Energy Research and Technology Council (GWC). Schmitke, que desde 2020 preside o WtERT Brasil, passa a ter a responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento da recuperação energética de resíduos na América Latina.
De acordo com o executivo, “trata-se de uma importante conquista para a ABREN e para o Brasil, pois teremos a possibilidade de compartilhar experiências e participar das principais discussões acadêmicas e de pesquisa a nível mundial sobre as melhores práticas sustentáveis de gestão de resíduos, com foco na recuperação da energia da fração não reciclável do lixo. Além disso, será possível trocar conhecimento de alto nível e realizar networking internacional com os maiores especialistas em recuperação energética da atualidade”.
O Global Waste to Energy Research and Technology Council é a principal organização mundial de pesquisa em tecnologias para recuperação energética de resíduos, também chamadas de Waste-to-Energy, e possui sede na Universidade de Columbia, localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O GWC reúne engenheiros, cientistas e gestores de universidades e indústrias de diversos países, com uma rede internacional que conta com representantes de mais de 26 países, como Estados Unidos, Canadá, Europa, China, Índia, Rússia e Brasil, por exemplo.
O conselho reúne, ainda, parceiros acadêmicos, industriais e governamentais preocupados com o avanço da gestão sustentável de resíduos. Como foco em pesquisa e inovação, o GWC publica periodicamente centenas de artigos, livros e teses sobre diferentes aspectos da energia sustentável e gestão sustentável de resíduos.