Da Redação do Blog – O presidente da Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), Bruno Veloso, disse nesta sexta-feira (28) que a Selic, a taxa básica de juros, atualmente de 15%, está “matando” a economia brasileira.
A afirmação foi feita nesta sexta-feira (28), na palestra inaugural do seminário Cenários para 2026, promovido pela Facto Seminários no Hotel Beach Class Convention By Mai, em Boa Viagem, na Zona Sul. Segundo o presidente da Fiepe, embora a alta da Selic tenha por objetivo combater a inflação, sua distância de quase dez pontos porcentuais da taxa inflacionária, hoje de 4,9% em 12 meses, é exagerada.
“O que mais atrapalha o crescimento do país é uma taxa de juro muito alta”, diagnosticou o presidente da Fiepe, para quem “o remédio está matando o paciente”.
Afirmou concordar com as estimativas do mercado de um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 2,16% este ano e ao redor de 1,78% em 2026, uma tendência de queda preocupante, na sua visão. Defendeu como essencial um grande esforço do governo para obter equilíbrio fiscal.








