Presidente da Funarte, Miguel Proença é exonerado do cargo

Por Jan Niklas de O Globo

 

O presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Miguel Proença , foi exonerado do cargo. A decisão assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Um dos pianistas brasileiros de maior renome internacional, ele estava a frente do órgão ligado ao Ministério da Cidadania desde fevereiro deste ano. Ele substituiu o ator e político Stepan Nercessian. Antes de assumir a Funarte, Proença atuava como diretor da Sala Cecília Meireles , no Rio de Janeiro.

Sua demissão ocorre após as recentes turbulências na pasta causadas pelo diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da fundação, o dramaturgo Roberto Alvim , que chamou a atriz Fernanda Montenegro de “sórdida” e “mentirosa” . Na ocasião, Miguel Proença afirmou estar “completamente chocado” com as ofensas de Alvim.

Turbulências na Funarte

Em resposta a esses ataques, ele pediu uma audiência com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para que alguma providência fosse tomada. Proença tentou ainda fazer contato com Roberto Alvim, porém não teve sucesso.

Após ofensas de Alvim a Fernanda Montenegro, Miguel Proença pediu providências ao ministro da Cidadania Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Após ofensas de Alvim a Fernanda Montenegro, Miguel Proença pediu providências ao ministro da Cidadania Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

 

Na sequência desse episódio, o ministro Osmar Terra demitiu, de uma tacada, 19 funcionários do Ceacen , sem qualquer comunicação prévia ao então presidente da Funarte e a Alvim.

Natural de Quaraí (RS), Proença  tem 79 anos e foi ainda diretor da Escola de Música Villa-Lobos, diretor artístico do Teatro do SESI-RS e secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

A Funarte é uma das fundações mais importantes de fomento à arte no Brasil através de prêmios e editais. Ela também mantém espaços culturais como o Palácio Gustavo Capanema e o Teatro Cacilda Becker no Rio de Janeiro, o Teatro Plínio Marcos em Brasília, a Sala Guiomar Novaes em São Paulo, entre outros.

Miguel Proença, o Ministério da Cidadania e a Casa Civil ainda não retornaram aos pedidos da reportagem. Procurado pelo GLOBO, Roberto Alvim não quis comentar a demissão do presidente da Funarte.

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

Próximo Artigo

Governo PE

Camaragibe

São Lourenço da Mata

Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?