Por Ricardo Antunes — O presidente Jair Bolsonaro não deve conhecer um aforismo cunhado por um jesuíta espanhol no século 17: “Fazer, mas também parecer”. A situação nos municípios baianos atingidos por temporais piorou e muito desde que ele fez um sobrevoo há 15 dias atrás.
As chuvas não param, os desabrigados passam de 10 mil e já são mais de 70 municípios com o estado de calamidade pública decretado. O governo estadual do petista Rui Costa tem feito sua parte e o próprio Governo Federal também. Foram cerca de R$ 20 milhões liberados pelo ministro da Cidadania, João Roma, que tem trabalhado muito para minimizar os efeitos da tragédia.
A volta do presidente, no entanto, é mais do que simbólica e passa sensibilidade social. Foi isso que o governador Eduardo Campos e o ex-presidente Lula fizeram no ano de 2010 quando a Mata Sul de Pernambuco foi tragada pelas águas. E foram mais além. Botaram o pé na lama e foram recebidos com alegria pelos desabrigados, como mostra manchete abaixo da Folha de São Paulo.
Bolsonaro continua não sabendo “fazer política” e parece não ter mesmo a dimensão do cargo que ocupa. Pode pagar um preço caro em 2022 quando as duas imagens (Um com o pé na lama. O outro num confortável helicóptero lá do céu), aparecerem no Guia Eleitoral. Anotem, por favor.

TERCEIRA VIA
A diretora do Ipec — instituto de pesquisa que sucedeu o Ibope —, Márcia Cavallari, vê pouco espaço para candidatos de centro atraírem eleitores que votam em branco e nulo.
DESAFIO
Segundo Cavallari, as pesquisas indicam que, para crescer, o candidato da terceira via tem que tirar votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou do presidente Jair Bolsonaro (PL).
TEMAS
Cavallar também afirma que muitos eleitores estão hoje com Lula por não verem outra alternativa a Bolsonaro e que a pauta anticorrupção perdeu a importância para temas como a fome e a miséria.
DE PROPÓSITO
Falando em Lula, não foi à toa que o ex-presidente citou de forma elogiosa Delfim Netto em seu discurso no jantar ao lado de Geraldo Alckmin, numa churrascaria de São Paulo.

CONVERSAS
Os dois têm conversado por telefone nos últimos tempos, informa o colunista do Globo, Lauro Jardim. Lula quer se aproximar do mercado para construir uma coalizão de centro.
ONDA…
Já o presidente Jair Bolsonaro planeja investir no eleitorado conservador e em pautas de costumes, considerado um tema importante para uma grande parcela dos brasileiros.
…CONSERVADORA
Pesquisa Datafolha mostra que a maioria da população (51%) diz ser contra casais gays em comerciais de televisão.

NEUROSA
O estudo mostra ainda que 44% da população avalia que o Brasil pode virar comunista após eleição. Seja lá o que eles entendem por isso.
INVESTIMENTOS
Vislumbrando 2022 como o melhor ano de investimentos da história de Pernambuco, governador Paulo Câmara anuncia um plano de R$ 5 bilhões.
RETOMADA
Denominado de Plano Retomada, o projeto, que prevê investimento público e privado, envolve construção de estradas, recuperação de escolas, ampliação de delegacias da mulher e uma série de melhorias na saúde.
FOTO DO DIA:
