Do G1 — Maria Elizabeth Rocha fez história nesta quarta-feira (12) ao assumir a presidência do Superior Tribunal Militar (STM). Primeira mulher a ocupar o cargo, a ministra tomou posse com um discurso firme em defesa da igualdade de gênero, da democracia e da transparência.
“Sou feminista e me orgulho de ser mulher! Peço licença a Milton Nascimento e Lô Borges para dizer: ‘porque se chamavam mulheres, também se chamavam sonhos, e sonhos não envelhecem!’”, afirmou, emocionando o público presente.
O encerramento da fala também teve grande simbolismo. Ela utilizou a frase “Vamos sorrir”, em referência ao filme brasileiro vencedor do Oscar, “Ainda Estou Aqui”, que retrata a luta de Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, morto na ditadura militar. A ministra confirmou a homenagem e reforçou a importância da resistência feminina na história.
“Eu finalizo parafraseando a Presidente do México, em seu discurso de posse como Chefe de Estado, Claudia Sheinbaum: ‘não cheguei sozinha, chegamos juntas’. Porque quando sonhamos sós, só sonhamos; mas quando sonhamos juntas, fazemos história! E hoje, nós mulheres, estamos fazendo! Vamos sorrir!”, concluiu.