O Globo — O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, teve resultado positivo no teste para o novo coronavírus. Ele permanecerá em auto-isolamento na residência oficial do governo em Downing Street, número 10. Com a confirmação, Boris é o primeiro chefe de governo a contrair a Covid-19.
“Ele foi testado por recomendação do médico-chefe para a Inglaterra, Chris Witty”, disse o governo em nota oficial.
Johnson estaria com sintomas leves, que começaram na quinta-feira. Talvez isso explica por que o premier já não participou da entrevista coletiva do ministro das Finanças, Rich Sunak, que apresentou um novo pacote de ajuda financeira para os trabalhadores por conta própria e freelancers.
“Nas últimas 24 horas, eu tive sintomas leves e meu teste para o coronavírus deu positivo. Estou em auto-isolamento, mas vou continuar na coordenação das políticas de combate ao coronavírus por vídeo. Juntos venceremos isso. #stayhoemsavelives”, disse Johnson pelo Twitter, que afirmou ainda ter febre e uma tosse persistente e agradeceu aqueles que vêm trabalhando no combate à doença.
Over the last 24 hours I have developed mild symptoms and tested positive for coronavirus.
I am now self-isolating, but I will continue to lead the government’s response via video-conference as we fight this virus.
Together we will beat this. #StayHomeSaveLives pic.twitter.com/9Te6aFP0Ri
— Boris Johnson #StayHomeSaveLives (@BorisJohnson) March 27, 2020
O primeiro-ministro vive com a companheira Carrie Symonds, que está grávida. Outros chefes de governo, como a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente americano Donald Trump e o presidente Jair Bolsonaro também realizaram testes para doença, mas tiveram resultados negativos. O diagnóstico de Boris veio dois dias após o anúncio de que o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, também contraiu o Sars-CoV-2. Os sintomas do filho mais velho da rainha, segundo a Coroa, também são brandos.







