Com informações do G1 – Um professor foi preso após uma aluna de 11 anos denunciar que foi estuprada por ele, durante o recreio, dentro de uma sala de aula da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no bairro de Jardim Brasil, em Olinda, no Grande Recife. A prisão pelos crimes de estupro de vulnerável e assédio sexual aconteceu na noite da quinta-feira (20).
A mãe da estudante prestou queixa na Polícia Civil na tarde da quarta-feira (19) e voltou à delegacia no dia seguinte para denunciar que o professor enviou mensagem com conteúdo amoroso para a criança nas redes sociais. Policiais foram às ruas e prenderam o homem em uma oficina mecânica em Olinda.
O professor foi levado para a Delegacia da Mulher de Olinda, localizada no bairro de Casa Caiada, onde foi autuado pelos dois crimes. Ele foi afastado das atividades na escola, de acordo com a prefeitura de Olinda (veja resposta da Secretaria Municipal de Educação mais abaixo).
O g1 teve acesso ao boletim de ocorrência do caso. Segundo o documento, o estupro aconteceu na manhã de 19 de agosto de 2025, e a criança teve coragem de contar à mãe, uma mulher de 38 anos, na quarta-feira (19).
A aluna foi levada ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, onde passou por exames. O nome da aluna e do professor não serão divulgados em respeito ao que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente para preservar menores vítimas de crimes.
O g1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para saber qual foi o resultado da audiência de custódia, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
O que diz a prefeitura de Olinda
Em nota, a Secretaria de Educação de Olinda informou que:
“as acusações são gravíssimas, e a prefeitura já está, desde quinta (20), tomando todas as medidas nos limites de sua atuação para apuração das acusações”; a aluna estuda na escola no 5º ano do ensino fundamental, no turno da manhã; “fará a devida e reservada escuta e o respectivo acolhimento à família e principalmente à aluna […] através do Núcleo de Apoio Psico Pedagógico”; “o professor está preventivamente afastado das atividades para apuração das graves acusações que recaem sobre ele”; por meio de uma portaria publicada nesta sexta-feira (21), foi nomeada uma comissão de sindicância no âmbito da secretaria para apurar as acusações; o professor faz parte da rede municipal de ensino desde fevereiro de 2025 após ser aprovado em concurso público.







