Da Redação do Blog – Professores e apoiadores da greve dos professores se aglomeram em frente ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) na manhã desta segunda-feira (22), com faixas, apitos e gritos de ordem, os professores iniciaram a greve em busca de melhores condições de trabalho. (veja o vídeo mais abaixo)
Greve e propostas
De acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a proposta de reajuste salarial dos docentes ainda será discutida. O avanço nas negociações ainda é “tímido” e a eficácia da greve na conquista de avanços em defesa do serviço público.
A nova proposta de reajuste salarial será avaliada em assembleias que ocorrerão entre os dias 22 e 25 de abril. Além disso, houve pressão por um novo aumento salarial após o governo conceder um reajuste de 9% em 2023 para todas as categorias.
Para 2024, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos reservou cerca de R$ 3 bilhões no orçamento para um reajuste de todos os servidores, focando nos auxílios em vez dos salários.