Por Ricardo Antunes — Nove senadores que integram a CPI da Covid emitiram nota conjunta há pouco para rebater o discurso de hoje de Jair Bolsonaro em rede nacional de rádio e televisão. Afirmaram que a celebração presidencial pelas vacinas contra o coronavírus “vem com um atraso fatal e doloroso”.
“Um atraso de 432 dias e a morte de quase 470 mil brasileiros, desumano e indefensável. A fala deveria ser materializada na aceitação das vacinas do Butantan e da Pfizer no meio do ano passado, quando o governo deixou de comprar 130 milhões de doses, suficientes para metade da população brasileira.”
Os parlamentares dizem ainda que Bolsonaro escolheu “desqualificar vacinas, sabotar a ciência, estimular aglomerações, conspirar contra o isolamento e prescrever medicamentos ineficazes para a Covid” Assinam a nota Omar Aziz (PSD-AM), presidente CPI; Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente; Renan Calheiros (MDB-AL), relator; Tasso Jereissati (PSDB-CE); Otto Alencar (PSD-BA); Humberto Costa (PT-PE); Eduardo Braga (MDB-AM); Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Rogério Carvalho (PT-SE).
FEZ O DEVER DE CASA
A fala do presidente foi extremamente objetiva, clara, e muito informativa. Sem firula e com seriedade que ele não teve ao longo da Pandemia. O dia escolhido também foi estratégico. Isso porque nas quartas-feiras, a Globo antecipa o Jornal Nacional por conta dos jogos da Copa do Brasil. Assim sendo, Bolsonaro fez o pronunciamento, sem que tivesse Bonner e Renata Vasconcelos para mostrar “o panelaço”. Bela jogada.

REFORMA
Arthur Lira anunciou a criação da comissão especial que vai discutir a proposta de reforma administrativa. A PEC já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Lira aproveitou para afagar os servidores. “Esta presidência não admitirá, em hipótese alguma, nenhum ataque aos servidores atuais, ao direito adquirido.”
“ESMOLÃO”
O ex-vice-presidente de Agronegócios e de Governo do Banco do Brasil, João Pinto Rabelo Júnior, que deixou o cargo em 21 de maio, receberá por seis meses um bônus de R$ 369,3 mil, além de R$ 58,6 mil por mês de aposentadoria, informa Sérgio Pardellas na Crusoé. O bônus é chamado pejorativamente de “esmolão” pelos funcionários do banco estatal. A cúpula do BB recebe atualmente vencimentos de três dígitos, se considerados todos os penduricalhos.
INFLUÊNCIA
A saída de Eduardo Pazuello do comando do Ministério da Saúde abriu espaço para que Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) retomasse sua influência na pasta. Marcelo Lamberti, um dos indicados do senador que foi rebaixado quando o general assumiu o posto de ministro, ascendeu na gestão de Marcelo Queiroga. Lamberti passou a exercer o cargo de Superintendente Substituto do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira publicou a nomeação.
RELÍQUIA
No mês em que João Gilberto completaria 90 anos de idade, a rádio Batuta, do Instituto Moreira Sales, publicou gravações inéditas do músico. São três fitas, gravadas em Salvador entre 1959 e 1960. Duas delas foram captadas na casa do jurista e músico baiano Carlos Coqueijo, e a terceira é a gravação de um show de João e Vinicius de Moraes, na Associação Atlética da Bahia.

JOÃO GILBERTO
Ao todo, são 38 músicas —de autores como Dorival Caymmi, Tom Jobim, Carlos Lyra, Vinicius de Moraes e Ronaldo Bôscoli—, das quais 20 nunca foram gravadas em disco, incluindo uma composição de João Gilberto em parceria com Ronaldo Bôscoli, “Jeito de Flor” e outra de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, “Sem Você”. Ouça clicando aqui.
TUDO MUDA
Alvo de críticas entre colegas da Polícia Federal após promover trocas de postos sensíveis do órgão, o diretor-geral, Paulo Maiurino, quebrou o silêncio e defendeu as mudanças que fez no seu início de gestão. Na solenidade de posse da nova superintendente da PF na Bahia, Virginia Palharini, nesta quarta-feira, Maiurino disse que a corporação “não pertence a alguns poucos de nossos pares” e afirmou que as “mudanças são naturais e saudáveis”.
RETALIAÇÃO
Joe Biden repreenderá Vladimir Putin pelo ataque de hackers à JBS, maior processadora mundial de carne bovina, quando os dois presidentes se reunirem, este mês, e os Estados Unidos não descartam uma retaliação contra o perpetrador, que as autoridades suspeitam seja uma gangue criminosa russa, declarou a Casa Branca nesta quarta-feira (2). A companhia sediada em São Paulo sofreu um ataque que forçou o fechamento de boa parte de suas operações na América do Norte e Austrália nesta semana. O incidente despertou temores sobre a segurança do suprimento alimentar dos Estados Unidos.
COM LULA
A vereadora Liana Cirne (PT) recebeu uma ligação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Lula se solidarizou com a parlamentar que foi vítima de violência da PM durante a manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro, realizada no último sábado (29).

DIRETO PARA BRASÍLIA
Na ligação, que durou cerca de 7 minutos, o ex-presidente Lula disse à vereadora Liana Cirne que a admirava muito desde quando a assistia no site Brasil 247. Liana foi a vereadora mais votada do PT, na capital pernambucana e tem tudo para ser candidata a deputada federal, em 2022, aposta o blog.
O FURO DO DIA
Coube a blogueira Noelia Brito descobrir o fato mais importante até agora do massacre da PM no último sábado (29). Fontes da Polícia Militar confirmaram que o efetivo do Batalhão de Choque, destacado para a ação durante o protesto realizado por manifestantes de esquerda contra o governo Bolsonaro, no Recife, já saiu do Quartel com a ordem para dispersar a manifestação. Segundo ela, os disparos só acontecem após a ordem do comandante do efetivo. “Salvo em defesa, o comandante é quem dá a ordem de atirar”, ressaltaram.
O MEDO
O feriado prolongado de Corpus Christi em meio à pandemia de Covid está fazendo com que cidades do interior paulista planejem se fechar para evitar que pessoas de outras localidades entrem, informa a Folha.
DO FERIADÃO
Com o agravamento dos casos da doença no interior do estado, prefeituras criaram barreiras sanitárias, fecharam ruas da cidade com montes de terra e restringiram o funcionamento de bares e restaurantes.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Quarta-Feira 02/06/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.