Por Ricardo Antunes – Faltando dez dias para o segundo turno das eleições, petistas e socialistas de Pernambuco se preparam para a segunda derrota retumbante no estado em menos de um mês. Após amargarem o quarto lugar com Danilo Cabral (PSB) no primeiro turno, as cúpulas dos dois partidos avaliam como irreversível o quadro do segundo, em que ambos decidiram apoiar Marília Arraes (Solidariedade).
A candidata figurou com quase 20 pontos percentuais a menos que a líder Raquel Lyra (PSDB), segundo pesquisa do instituto Veritá divulgada nesta quinta-feira (20).
A tucana aparece no levantamento com 55,6% das intenções de voto, contra 38,2% da neta de Arraes. Nos votos válidos, a vantagem de Raquel é de 59,3% a 40,7%. Uma vitória de virada e de lavada, em que o único consolo para o PT será Lula vencer no estado. Mesmo assim, o líder mor das esquerdas ficará com a pecha de não transferir votos. Primeiro foi Danilo, e agora Marília, que tiveram seu apoio exclusivo.
Há 10 dias, Lula esteve em Pernambuco numa grande caminhada, onde foram colhidas imagens para tentar alavancar uma candidatura já cambaleante. Decorrido esse tempo, e já com o efeito daquele ato na cabeça das pessoas, Marília pouco cresceu e caminha para uma derrota acachapante, em que Lula também não escapará.
Petistas e socialistas adotaram como única estratégia para o segundo turno a vinculação de Raquel ao bolsonarismo. A tese não agradou nem a membros da Frente Popular, como Teresa Leitão (PT) e Túlio Gadelha (Rede), que já criticaram publicamente, alegando que não se deveria dar palanque a Bolsonaro em Pernambuco, o que estaria ocorrendo a partir das falas de PT e PSB.
Depois foi a vez das fakes news contra Raquel, punidas pelo TRE por noves vezes, e que não resultaram em nada. O cancelamento da caminhada com a ex presidente Dilma , marcada para o próximo sábado também foi outra patuscada. A campanha terminou exposta a tantos erros e trapalhadas.
A esperança para os mais próximos é serem absorvidos no gabinete da deputada eleita Maria Arraes, irmã de Marília, mas nem assim será possível contemplar a todos. Mais uma vez, as urnas punem a arrogância de quem fugiu dos debates por pragmatismo e agora entra pelo cano de vez. Avisamos, vocês lembram?
EXPLORAÇÃO
O líder do PSB na Câmara, Bira do Pindaré (MA), apresentou, nesta quarta-feira, uma representação à Procuradoria-Geral do Trabalho para que investigue a possível exploração de trabalho infantil de jovens imigrantes venezuelanas citadas em vídeo por Jair Bolsonaro.

EXPLICAÇÃO
Após sugerir na sexta-feira passada o suposto envolvimento de adolescentes em práticas de prostituição, Bolsonaro recuou: afirmou, em vídeo publicado na terça-feira, 18, que as jovens as quais se referia eram, na verdade, trabalhadoras, conforme constatado à época e in loco pela então ministra Damares Alves.
ILUSÃO
Desde terça-feira (18/10) a campanha petista comemora com entusiasmo o recorde de visualizações ao vivo no podcast do flow com mais de 1 milhão de espectadores ao vivo. Os P
petistas alegam que o PT enfim conseguiu equilibrar a guerra nas redes sociais contra os bolsonaristas.
O TROCO
Todavia, nesta quinta (20) foi a vez de Bolsonaristas comemorar o mais novo recorde com mais de 1.6 milhões de espectadores ao vivo no podcast do Inteligência Ltda.
PROMESSA
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou à CNN que pretende retomar o reajuste do funcionalismo público caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito e que também avalia aumento real do salário mínimo e de aposentadorias já em janeiro de 2023.

FORMATO
“Acabou período sem correção. Os reajustes serão retomados. Vamos dar os aumentos escalonados”, disse, lembrando que esse formato também foi feito pela ex-presidente Dilma Rousseff para atender ao setor.
REPRESSÃO
Aliado de Fernando Haddad, o presidente do PT em São Paulo, Luiz Marinho, acionou a Justiça para tentar barrar o jantar que o governador Rodrigo Garcia (PSDB) oferecerá ao presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), no Palácio dos Bandeirantes.
”OFENSA”
Na ação, Marinho sustenta que o jantar, que também reunirá prefeitos do interior paulista, será um “evento de campanha” e, por isso, sua realização dentro de um prédio público “ofende os princípios da moralidade e impessoalidade administrativas, além de denotar flagrante desvio de finalidade”.
FAKE NEWS
A informação de que um funcionário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fiscalizava gravação de programa da Jovem Pan ao vivo é falsa, diferente do que é narrado em vídeo que está sendo compartilhado no WhatsApp.

EXPRESSÃO
“Ao vivo, um cara do TSE fica rondando a Jovem Pan, ao vivo isso, vendo o que tá acontecendo. Tem cinco palavras que eles não podem falar. Mano, que barbaridade, hein, velho? A censura chegou, hein? Olha lá, pegando folha, vendo o que tá falando. Isso tá ao vivo, hein, gente. Olha a cara dos jornalistas”, disse o espectador.
REVOLTA
Lula (PT) chamou de “inaceitáveis” os ataques à senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e os atribuiu à “intolerância bolsonarista”.
APOIO
“Reflexo da intolerância bolsonarista que tenta invadir o ambiente sagrado das igrejas evangélicas. Minha solidariedade à senadora e aos evangélicos que estão sofrendo pressão”, disse Lula.
FOTO DO DIA








