Da Redação do Blog – A filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD (Partido Social Democrático), com pompa e circunstância, na próxima segunda-feira (10), às 18h55, no Recife Expor Center, no Cais de Santa Rita, é um jogo de ganha-ganha, com vantagens para os dois lados, avaliam dirigentes do partido em Pernambuco.
O presidente do PDS local, André de Paula, ministro da Pesca e Aquicultura, afirmou ao Blog que o PSD em Pernambuco terá dois grandes momentos – “antes e depois de Raquel Lyra”. Segundo ele, ao mesmo tempo em que ela terá à disposição uma legenda com 14 senadores e 44 deputados, o PSD será enriquecido com uma integrante de alta densidade política.
“Estamos celebrando a filiação da governadora. A base está muito feliz e haverá uma grande demonstração disso com a presença maciça do PSD na segunda-feira”, antevê ele.
O ex-senador Armando Monteiro, aliado de Raquel desde a primeira gestão dela na Prefeitura de Caruaru, ex-PSDB e agora no PSD, tem a mesma avaliação do ministro André de Paula sobre o ganha-ganha. Afirmou que, de um lado, a governadora terá o suporte de um partido com grande estrutura e organização e o PSD, por sua vez, ampliará o seu quadro com uma governadora de grande peso político.

“As tratativas vinham ocorrendo há mais de um ano e há uma sólida relação de confiança entre a governadora e o partido”, depõe André de Paula. “ Era previsível a vinda da governadora, porque já havia uma aliança firme entre ela e o PSD, reforçada nas eleições municipais”, pontuou Armando Monteiro. Ele se referiu à candidatura de Daniel Coelho, do PSD, à Prefeitura do Recife, após ter sido secretário de Turismo de Raquel.
Para o ex-senador, a saída de Raquel do PSDB era esperada, pelo encurtamento dramático do partido, que, na sua avaliação, corre até o risco de ser extinto. “Apesar do seu papel histórico e da alta qualidade de seus filiados, o PSDB está sumindo, infelizmente, e nada mais natural do que a governadora optar por um partido organizado e já integrado às suas alianças”, salientou.
Tanto André de Paula quanto Armando Monteiro veem grandes benefícios na provável candidatura de Raquel Lyra à reeleição em 2026 com sua filiação ao PSD, pela ampliação do tempo de propaganda política na televisão.
”O PSD tem grandes chances de somar mais um governador”, espera o presidente local do partido. “Está muito perto 2026 e a governadora certamente também pesou o PSD na reeleição. Teremos uma candidata muito forte, que tem feito um bom governo”, considera o ex-senador.
