Por Luiz Roberto Marinho – “Não haverá alteração alguma”, afirmou ao Blog nesta sexta-feira (7) o presidente do PSDB de Pernambuco, Fred Loyo, acrescentando que o partido continuará apoiando a governadora Raquel Lyra após sua troca pelo PSD, a ser oficializada na próxima segunda-feira, depois de nove anos entre os tucanos.
A declaração de Fred Loyo contrasta com nota do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, postada no Blog Dellas, da jornalista Terezinha Nunes, na qual insinua mudanças no comando local do partido com a saída da governadora.
Trecho da nota diz que, após a saída de Raquel, “o ex-presidente nacional do partido, Bruno Araújo, dialogará sobre os rumos do PSDB no Estado com as lideranças locais, priorizando os interesses de Pernambuco e dos pernambucanos”. Na nota, Perillo classifica a atuação de Raquel no PSDB como exemplar e enfatiza que o partido continuará na oposição ao PT.
Procurado pelo Blog, Bruno Araújo, deputado estadual por dois mandatos e federal por três, que presidiu o partido entre 2019 e janeiro de 2023, renunciando ao cargo 11 meses antes do final do mandato, foi lacônico. “Vamos dialogar internamente e no momento oportuno voltaremos a falar”, respondeu.

Fred Loyo é pai do presidente da Empetur, Eduardo Loyo, cargo estratégico no governo Raquel Lyra. Empresário, sem nunca ter exercido cargo público, substituiu a governadora na presidência local do PSDB em novembro de 2023.
O PSD programou uma grande solenidade, com a presença maciça de parlamentares e da direção nacional, para a filiação da governadora na segunda-feira, no Recife Expor Center, no Cais de Santa Rita, às 18h55, horário definido para lembrar o número oficial do partido, 55.