Do Fórum — O ex-vice-prefeito de Olinda (PE), Paulo Valença (PT), foi brutalmente agredido por um vizinho bolsonarista nesta terça-feira (17) na cidade de Paulista (PE), onde vive atualmente. Segundo relato enviado a amigos, familiares e militantes do PT, o vizinho, identificado como Alberto, estava dedetizando seu apartamento e orientou o trabalhador da dedetização a fazer o procedimento com veneno também em um jardim e em um local onde há poço de água, sem combinar com os demais moradores do prédio. Valença, então, teria se queixado e o vizinho respondido com violência brutal.
Fotos postadas nas redes sociais mostram Paulo Valença com ferimentos na cabeça, no ombro e nos braços. Ele chegou a desmaiar com as agressões e o vizinho ainda tentou atirar uma pedra contra ele quando estava desacordado no chão. Segundo o petista, foi o trabalhador da dedetização, identificado como Mateus, que impediu o novo golpe. Valença diz que o vizinho agressor “odeia petista”.
O ex-vice-prefeito foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e atendido na emergência do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (SASSEPE), onde passou por tomografia, radiografia do tórax, coluna cervical e lombar. Ele ainda levou três pontos para fechar o corte aberto em sua cabeça.
Um amigo de Paulo Valença confirmou o ocorrido, informou que o ex-prefeito está bem e que já conta com orientação jurídica. Ele deve, nos próximos dias, registrar um boletim de ocorrência contra o vizinho.

Confira a nota:
“O Partido dos Trabalhadores em Olinda vem externar seu repúdio e consternação em relação aos atos de violência física praticados por um militante bolsonarista, com motivação política, contra ao ex-vice prefeito de Olinda, o dirigente partidário e companheiro Paulo Valença.
Infelizmente o Brasil tem assistido, nos últimos anos, diversas ações de violência praticadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e respaldadas pelos discursos de ódio propagados irresponsavelmente por ele, um político que considera razoável disseminar falas de ataque a diferentes grupos sociais, em especial a grupos com maior vulnerabilidade.
Paulo Valença sofreu graves agressões físicas e precisou de cuidados hospitalares. O companheiro tem sua trajetória política pautada pelo respeito a ideais democráticos, sendo reconhecido por sua postura conciliadora e sua inclinação ao diálogo e ao respeito às diferentes posições ideológicas.
Ações de violência como as sofridas pelo companheiro Paulo Valença buscam intimidar, ameaçar e silenciar aqueles militantes que não concordam com os valores desumanos da base política bolsonarista e têm se levantado em defesa da democracia e contra o discurso de ódio às minorias.
Diante disso, o Partido dos Trabalhadores em Olinda, ao tempo que se solidariza com companheiro Paulo, manifesta sua indignação, colocando a disposição a sua estrutura partidária, para que possamos garantir junto aos órgãos competentes o respeito à Constituição Federal e às demais normas. Cobraremos prontamente a investigação do caso e a responsabilização do agressor. A violência por motivação política não é somente individual ou partidária, ela viola as bases da democracia e do Estado de direito, e ameaça as liberdades públicas de todas/os e cada uma de nós”.







